Vitória terá novas linhas de ônibus entre Jardim Camburi e Enseada do Suá

Os passageiros que utilizam o transporte coletivo municipal de Vitória e precisam fazer o trajeto Enseada do Suá – Jardim Camburi terão mais uma opção de ônibus. A prefeitura criou uma nova linha de Seletivo e outra de coletivo comum  entre a Praça do Papa e o bairro.

Os coletivos começam a circular a partir da próxima quarta-feira (21), nos dois sentidos, e sairão a cada 25 minutos. Os horários de partida e a quantidade de viagens ainda estão sendo fechados pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). Os números das linhas ainda não foram informados.

Linha Verde

Foto: Diego Alves / PMV
Foto: Diego Alves / PMV

A faixa exclusiva para ônibus, Linha Verde, que começou a funcionar na última segunda-feira (12) na Praia de Camburi, tem dividido opiniões entre motoristas e usuários de ônibus. Alguns concordam com a implantação do sistema e outros acreditam que o trânsito piorou no local durante os horários de pico.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, disse que a faixa está passando por um período de avaliação e melhorias.

“Em cidades maiores, as faixas já são uma realidade. Elas servem, principalmente, a quem utiliza o transporte público. O que foi determinante para a implantação da Linha Verde foi a quantidade de pessoas que utiliza o transporte público. Passam pela avenida Dante Michelini por dia, em cada sentido, 50 mil veículos, transportando 65 mil pessoas. Já os ônibus que passam na via transportam 250 mil pessoas diariamente. O esforço é para que o usuário do transporte coletivo seja valorizado”.

Semáforos e Painel Eletrônico

Segundo a Prefeitura, para garantir a fluidez do trânsito na avenida Dante Michelini, o tempo dos semáforos na via será ajustado de acordo com a demanda. Em horários de pico, a prioridade é que funcionem dando vazão às pistas com maior demanda, com a ampliação de seis segundos. 

Outra medida adotada foi a instalação de um painel eletrônico de mensagem variável na altura da praça dos Namorados, na avenida Saturnino de Brito.

Ele vai atualizar as informações sempre que houver necessidade, informando, por exemplo, que a Linha Verde funciona até as 20 horas e, depois, os veículos podem ocupar a faixa exclusiva para o transporte coletivo. Outra mensagem é que os carros devem mudar de faixa 200 metros após a Ponte de Camburi.

“Quando houver algum acidente, retenção ou algo que prejudique a circulação na via, os condutores serão prontamente avisados já antes de acessar a orla. Uma equipe vai monitorar a avenida a maior parte do tempo”, destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann.

 

Com informações da Prefeitura de Vitória
Record News ES / Rede SIM