Visita às trilhas do Parque Pedra Azul agora serão agendadas pela internet

Os visitantes que têm interesse em realizar as trilhas do Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, a partir deste mês devem agendar seus passeios. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), gestora do parque, modificou o sistema de visitas com o objetivo de garantir a conservação e a proteção do local.

Agora, o limite máximo diário de visitantes é de 160 pessoas, divididas por horários. Os agendamentos começam a ser feitos como uma forma de organização da visitação, uma vez que o grande número de pessoas nas trilhas prejudica a conservação e proteção da Unidade de Conservação.

“É importante que o visitante reconheça o valor ambiental do Parque e encerre sua visita disposto a cooperar para a conservação do ecossistema. O agendamento permite que mais pessoas visitem as trilhas com um atendimento melhor e organizado”, explica a gestora do parque, Daniela Nicioli.

O agendamento deve ser feito pelo site www.iema.es.gov.br/pepaz em um formulário próprio para cada tipo de visita: turista (e grupo de turistas de no máximo 15 pessoas), escalador (e grupo de máximo 7 pessoas), escola (grupo escolar em período letivo). Após o preenchimento no site o visitante aguarda o recebimento de email confirmando a visita.

Com informações do Iema