Vila Velha: Disque-Silêncio atende em média 600 denuncias por mês

Nos últimos cinco meses deste ano, 17% das solicitações da Ouvidoria Inteligente foram para denúncias de ruído que estavam perturbando o sossego público. Os agentes de fiscalização atenderam em média 600 denúncias por mês. O Disque-Silêncio pode ser acionado através da Ouvidoria Inteligente, por meio do número 162.

De acordo com o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Gorza, nos últimos anos Vila Velha apresentou um crescimento demográfico e populacional muito grande. “Vale ressaltar que o respeito ao próximo é fundamental para a boa convivência entre todos. O trabalho de fiscalização vem sendo ampliado principalmente nos finais de semana onde as demandas são maiores”, disse.

Um Plano de Ação Municipal para o Combate à Poluição Sonora, além dos plantões diários das equipes de Fiscalização Ambiental vem sendo realizado em conjunto com outras secretarias da prefeitura e Ministério Público.

Uma destas ações resultou no Termo de Ajuste e Condutas (TAC), firmado entre bares e restaurantes do Triângulo de Vila Velha localizado em Coqueiral de Itaparica, firmado entre o município e Ministério Publico, onde foram estipulados prazos para conclusão da implantação de um projeto de tratamento acústico dos estabelecimentos para amenizar a emissão do ruídos.

O cidadão que se sentir incomodado pelo excesso de barulho, deve ligar para a Ouvidoria Inteligente, através do número 162, para fazer sua denúncia e aguardar a visita dos Agentes de Fiscalização. Lembrando que em áreas residenciais, a tolerância é de 50 decibéis no período noturno e 55 decibéis no período diurno, conforme estabelece a legislação.

Com informações da Prefeitura de Vila Velha