Viana oferece 510 vagas para os cursos do OportunidadES

O Projeto OportunidadES abriu mais 510 vagas de cursos de qualificação profissional gratuitos para os moradores de Viana. As inscrições começaram nesta quinta-feira (22) e terminam no dia 04 de março. Os interessados devem garantir uma vaga no site do projeto.

A todo, 17 opções de cursos distintos são oferecidas aos moradores que devem se inscrever somente em um curso por CPF, de acordo com o edital do processo seletivo. As áreas disponibilizadas são: Serviços, Saúde, Gastronomia, Moda e Beleza e Negócios Digitais. Almoxarife, Balconista de Farmácia, Biscoitos Caseiros, Design de Sobrancelhas e Excel Avançado, são algumas opções de cursos.

Todos os cursos são presenciais e possuem carga horária de 40 horas com aulas lecionadas por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, que disponibiliza todo o material utilizado nas aulas gratuitamente e os certificados de conclusão de curso. As aulas acontecerão no Centro de Qualificação Profissional de Viana, em Viana Sede.

O OportunidadES é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e estabeleceu novas metas para este ano. “Em 2017, a meta era ofertar 40 mil vagas, entre cursos presenciais e a distância, para população. Nós ultrapassamos o que era previsto e oferecemos 68.113 vagas distribuídas nas duas modalidades. Estivemos em 47 bairros da Grande Vitória de forma presencial e mais de 100 mil capixabas se inscreveram em todas as ofertas. Para 2018 vamos trabalhar para aumentar esses números. O objetivo é oferecer 80 mil vagas e levar o projeto presencial a 60 bairros”, destacou o secretario da Secti, Vandinho Leite.

Requisitos

São pré-requisitos para participar da oferta o candidato ter acima de 16 anos e residir em Viana. Para os cursos da área da Saúde o candidato deve ter mais de 18 anos. Já para os cursos avançados é recomendável que o candidato tenha realizado o curso básico pelo OportunidadES.

Fonte: Secti