Vacina contra o HPV é distribuída em Cachoeiro de Itapemirim

A vacina que protege do vírus HPV já está disponível em unidades de saúde para as homens e mulheres de 15 a 26 anos, no município de Cachoeiro. Para ter acesso ao imunizante, basta ir a uma unidade de saúde com sala de vacina portando o cartão de vacinação, CPF e o cartão do SUS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

A oferta para esse público é temporária e foi autorizada pelo Ministério da Saúde em municípios que ainda tenham doses em estoque, com prazo de validade até setembro deste ano, com o fim desse estoque, a vacina continuará sendo administrada apenas no público-alvo (de 9 a 15 anos).

O material é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS.

A rotina de uso desta vacina no público-alvo – meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos – deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas.

Direto da Redação, com informações da Prefeitura Municipal de Cachoeiro 

Record News ES / Rede Sim