Unidades de saúde de Aracruz estarão abertas hoje com ações de prevenção à saúde da mulher

Neste mês da campanha “Outubro Rosa”, que alerta sobre a prevenção e conscientização do combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Saúde está empenhada na execução de atividades e ações relacionadas ao tema.

Neste sábado (21/10), das 8h às 11h, será Comemorado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e através das Campanhas “Outubro Rosa”,  “Elimina Sífilis e Fique Sabendo”, a Casa Rosa realizará uma ação de saúde com foco na prevenção do câncer de mama, câncer do colo do útero e das infecções sexualmente transmissíveis. São esperadas aproximadamente 150 pessoas.

A ação contará com a participação dos profissionais da rede pública incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agente administrativo, psicóloga e assistente social.

Para campanha “Outubro Rosa” o foco será a realização do preventivo, sendo o público-alvo as mulheres encaminhadas e pré-agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde do município, com os seguintes critérios: exame preventivo realizado há mais de dois anos, idade maior de 40 anos com histórico familiar de câncer de mama (somente mãe e irmã); mulheres na faixa etária de 50 a 64 anos. É importante não esquecer de levar o cartão do AMA e SUS.

Na ocasião também serão realizados o teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, disponível para a população interessada, além de diversas atividades educativas em saúde como orientação de prevenção, palestra, distribuição de panfletos e  preservativos masculino e feminino.

Outubro Rosa – Unidades de Saúde abertas neste sábado (21), das 8h às 11h.
UBS Coqueiral
UBS Vila do Riacho
UBS Jacupemba
UBS Santa Rosa