Simpósio para debater preservação da biodiversidade será realizado em Afonso Cláudio

Na próxima segunda-feira (09), a partir das 09h, no Centro Cultural de Afonso Cláudio acontecerá o ‘Simpósio: políticas públicas e a preservação da biodiversidade’. A iniciativa levará para a cidade um grande debate para fortalecer a consolidação do município como polo de discussão e preservação da fauna e flora capixabas.

Durante o Simpósio haverá a escolha da ave-símbolo da cidade de Afonso Cláudio e premiação do concurso de redação sobre o tema, que está acontecendo nas escolas públicas de ensino médio no município.

A atividade é promovida pelo deputado estadual Nunes, em parceria com o governo do Estado e do município, além da Associação Turística de Afonso Cláudio.

Simpósio 

O Simpósio faz parte das ações parlamentares do deputado, que é o autor da Lei 10.646/2017 que conferiu a Afonso Cláudio o título de Capital Estadual da Biodiversidade.

A Lei teve como base o documento Atlas Socioambiental, organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, que contém pesquisas e dados coletados sobre recursos hídricos, educação ambiental, solos, biodiversidade, políticas territoriais e diagnóstico de percepção ambiental dos moradores da bacia.

Um novo projeto de lei do deputado está em tramitação na Assembleia Legislativa e prevê a criação do Dia Estadual da Biodiversidade, a ser comemorado no município.

“É fundamental discutirmos com a população a preservação da biodiversidade em Afonso Cláudio. A sustentabilidade da região passa pela conservação desse ecossistema e das riquezas naturais do município. Portanto, a realização de um amplo debate como este que estamos promovendo é primordial para a conscientização da população e construção de políticas públicas voltadas ao meio ambiente”, ressaltou o deputado Nunes.

Além do deputado, participarão do Simpósio o governador Paulo Hartung; o prefeito Edélio Guedes; a representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, Ana Paula Alves Bissoli; a presidente da Associação Turística de Afonso Cláudio, Maria Penha Vieira; o professor de Biociência da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabiano Rodrigues de Melo, e o professor da Universidade do Estado de Minas (UEMG), Braz Cosenza.

Direto da Redação, com informações da Assembleia Legislativa do ES

Record News ES | Rede Sim