Nova sede do Detran passa a funcionar no edifício América, na Avenida Fernando Ferrari

A nova sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (05) com um espaço mais amplo e estruturado. O Departamento passou a funcionar na Av. Fernando Ferrari, 1080, no Edifício América Centro Empresarial, Torre Sul, na Mata da Praia, em Vitória.

De acordo com o diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, o nova sede marca uma nova fase de modernização do órgão. “Estamos inaugurando um novo Detran, mais próximo, prático, fácil, ágil e moderno. Aproveitamos para lançar a marca do programa Detran Digital, que vai buscar a modernização, a gestão por processos e a ampliação dos serviços on-line para o cidadão capixaba”, destacou.

O governador Paulo Hartung disse que a meta é transformar o Detran capixaba no melhor do país.

Além da mudança física do órgão foi lançada a marca do Programa Detran Digital. Atualmente, já é possível adquirir veículos leiloados todas as semanas e realizar o curso de reciclagem totalmente on-line e, por meio do programa, que está sendo implantando gradativamente, novos serviços aos cidadãos serão disponibilizados.

Serviços

A nova sede do Detran|ES reúne as áreas administrativas do Departamento, como a Diretoria Geral e as Diretorias de Habilitação e Veículos, Técnica, e Administrativa Financeira e de RH; assessorias jurídica e de comunicação e corregedoria; gerências, subgerências e coordenações. O novo espaço foi pensado para melhor atender ao cidadão e credenciados do órgão, como os Centros de Formação de Condutores (CFCs), despachantes, fabricantes de placas, clínicas médicas e psicológicas, transportadores escolares, incluindo um protocolo geral para dar entrada e fazer acompanhamento de solicitações de documentos e serviços.

A grande novidade na nova sede é a área para atendimento a vítimas e familiares de vítimas de acidentes de trânsito. Um ambiente especialmente projetado com consultórios de psicologia estruturados para garantir mais conforto e privacidade aos usuários.

O novo prédio foi adquirido pelo Governo do Estado em dezembro de 2009 por R$ 17,2 milhões e entregue em 2010. Para que o órgão pudesse funcionar no local, foi preciso fazer adequação de toda a estrutura com divisórias, implantação de rede lógica e sistema de ar condicionado, entre outros serviços.

A empresa vencedora da primeira licitação sofreu suspensão, não cumpriu o cronograma da obra e, por isso, o governo rescindiu o contrato unilateralmente em 2015. A nova licitação foi realizada no primeiro trimestre de 2016 na modalidade de concorrência por menor preço. A empresa Envix Engenharia LTDA iniciou as obras de conclusão da nova sede do órgão no dia 1º de junho de 2016. O valor do investimento foi de R$ 7.979.839,87.

A obra foi finalizada em maio deste ano e a mudança dos setores foi realizada de modo gradativo até o final de junho. O prédio onde o Detran/ES funcionava é de propriedade da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Direto da redação
Record News / Rede SIM
Com informações da SECOM/ES