Santa Teresa terá festival gourmet com pratos típicos italianos

O Santa Teresa Gourmet, um dos principais eventos gastronômicos do Espírito Santo, já começou. Neste ano, o tema “A Itália é aqui: A primeira colônia italiana”, para comemorar a Lei que reconhece a cidade como pioneira da imigração italiana no Brasil.

Apresentando para o público a tradicional cozinha italiana, o festival também trará artesanato, diferentes artes, danças e muita música. A programação – que vai até o próximo dia 22 – acontece nos restaurantes e na praça Augusto Ruschi. O evento conta com convidados exclusivos para comandar a cozinha ao vivo, além de atrações musicais, cervejas artesanais e food trucks.

20 - Santa Sfiha

O evento terá aulas de cerveja artesanal e também sobre Café especiais e fermentados, com Carlinhos Altoé, do Vale de Caxixe, e o mestre de torra Jonathan Piazzarollo. Clique aqui e confira a programação.

O projeto “Viver e Reviver” traz as Nonnas da 3ª idade, que na edição passada encantaram o público, para cozinha ao vivo para darem aulas de gastronomia, juntamente com o Chef Sidney Gomes.

História: Secos & Molhados

Para lembrar da memória dos imigrantes italianos, os primeiros habitantes de Santa Teresa, o evento vai retratar uma venda de Secos & Molhados, uma modalidade de comércio da época. Antigamente, era mais conhecido como “venda” ou “vendinha”, que funcionava com uma balança no balcão e as conchas nas sacas de cereais. Dessa forma, eram pesados o feijão, açúcar mascavo, fubá e até fumo, depois eram distribuídos em sacos de estopa, sacolas de papel ou em caixas de madeira.