Rua da Lama será aberta à circulação de pedestres a partir desta terça-feira

A tradicional Rua da Lama, em Jardim da Penha, será aberta à circulação de pedestres durante as noites de terça, quarta, quinta, sexta e sábado, começando já nesta terça-feira (19). Para lançar o projeto Rua Viva, uma grande programação cultural acontecerá a partir das 19 horas.

Com a Rua Viva, a avenida Anísio Fernandes Coelho (mais conhecida como Rua da Lama), ficará interditada entre a rua Alziro Zarur e a rua Tupinambás, numa extensão de cerca de 300 metros, durante as noites de realização do projeto, sempre entre as 20 e as 5 horas.

A proposta é humanizar a cidade, viabilizando a ocupação dos espaços públicos, como a Rua da Lama, com destaque para as atividades culturais ao longo da semana, cuja programação é preparada pelos próprios estabelecimentos da região.

Espaço para o turismo e família

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destaca que a abertura da rua será muito positiva para diversos setores. “Para o turismo, será possível receber melhor e com mais segurança os visitantes e moradores que vão aos bares e restaurantes e, também, participar das atividades culturais ofertadas lá. E o local passa a ficar mais organizado, pois a rua só para pedestre a agente evita a entrada de carros de som, trio elétrico em movimentos não autorizados”, apontou.

Ainda de acordo com o prefeito Luciano, a Rua da Lama vai ganhar melhorias na iluminação e passará a ser local de encontro das famílias. “A rua tem movimente espontâneo de jovens e universitários, que precisam ser preservados. Além disso, queremos aproximar as famílias do local. Buscamos uma cidade ocupada pelas famílias, por atividades cultuais e com iniciativas que melhorem o comercio e o turismo, gerando, trabalho, emprego e renda”, enfatizou.

Opção de lazer

“Vamos abrir a Rua da Lama para que o pedestre ocupe o espaço público, circulando entre os bares e restaurantes com mais tranquilidade, tornando a via mais uma opção de lazer da cidade, como parte do projeto Rua Viva”, destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda interino, Renzo Nogueira.

O secretário explicou que a medida, inicialmente, será adotada durante todo o período de verão e, se a proposta for bem-sucedida, poderá ser definitiva, como já acontece na região do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, nos finais de semana.

Segundo Renzo, os comerciantes da região estão de acordo com a iniciativa, sendo, inclusive, um pleito deles por ser a Rua da Lama um polo gastronômico da capital.

Ônibus

Os pontos de táxis que ficam na Lama e a linha de ônibus 310 (Santo Antônio/Jardim Camburi), que circula pela via, serão remanejados para a rua lateral nos dias e horários de realização da Rua Viva. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar vão continuar realizando ações integradas com rondas em toda a área.

Programação cultural

Para o lançamento da Rua Viva, nesta terça-feira (19), foi programada uma grande programação cultural, a partir das 19 horas, com as bandas Brazil Dub, Metteoro e Som de Fogueira, além do DJ Zappie Pimentel e uma exposição fotográfica do artista Pepe Silva.

Serviço
Lançamento da Rua Viva na Lama – Terça-feira (19)
19h – Abertura
20h – Brazil Dub
21h – Metteoro
22h – Som de Fogueira
DJ Zappie Pimentel.
Exposição Fotográfica por Pepê Silva.

 

Direto da Redação, com informações da Prefeitura de Vitória