Pronto-socorro Infantil e Maternidade de Vila Velha vai funcionar 24 horas todos os dias

A partir deste mês, o atendimento pediátrico conta com mais um serviço: o pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) funcionará 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é ampliar o acesso ao serviço, garantindo atendimento mais humanizado aos usuários do SUS.

Também serão ampliados o número de internações (de 9.817 para 10.952), de atendimentos no pronto-socorro (de 48.977 para 60.142) e no ambulatório (de 44.486 para 58.044).

“Vamos ampliar a oferta de serviços aqui no Himaba. Hoje, a unidade possui 142 leitos, mas a previsão é de que esse número aumente em 27%, chegando a 180 leitos, com a abertura de mais 03 leitos de obstetrícia, 10 de saúde mental, 20 de Unidade de Cuidado Neonatal Intermediário Convencional (Ucinco), 03 de Unidade de Cuidado Intensivo Canguru (Ucinca) e 02 de Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip), destaca o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o pronto-socorro do hospital está preparado para o atendimento 24 horas, de qualquer dia da semana, e que isso será possível devido ao modelo de gestão que foi implantado. “O modelo que estamos utilizando aqui é um modelo que propicia uma maior eficiência na gestão de recursos”, disse.

Ricardo explicou que a Organização Social (OS) terá metas para cumprir, e que a Sesa irá monitorar a execução desse contrato. “É que o modelo de gestão pública impede que se consiga produzir com mais agilidade e mais eficiência. Por isso temos esse programa de transformação dos hospitais e OS para prover mais e melhores serviços para a população que procura o SUS.”

O Himaba passou a ser administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), OS que venceu o concurso de projetos, desde domingo (01).

Direto da Redação, com informações da Secretária de Saúde do Estado 

Record News ES | Rede Sim