Projeto social ensina boxe de graça para crianças e adolescentes de Viana

O projeto “Mais forte que o mundo” é realizado na quadra da Escola Municipal De Ensino Fundamental (EMEF) Dorival Brandão, de segunda à sexta-feira, no bairro Bom Pastor, em Viana. Desenvolvido há seis meses pelo instrutor e lutador de boxe, Mike Tayson Santos Cravo, o único objetivo é impedir que crianças e adolescentes desta região se envolvam com o tráfico de drogas.

“Por meio do boxe é possível atrair jovens para ensiná-los valores importantes, entre eles a disciplina e o respeito ao próximo. O projeto tem por objetivo usar os ensinamentos prendidos no esporte e repassá-los às crianças, ensinando-as a superar certas dificuldades e enfrentar situações que possam levá-las a cometer atos ilegais como o roubo, o tráfico, uso de drogas e violência doméstica”, explica Mike.

A atitude de Mike tem recebido elogios dos pais e responsáveis das crianças e adolescentes participantes do projeto. Além do treinamento, o instrutor cobra das crianças bom comportamento em casa e boas notas na escola para continuar participando do projeto. “Uso o esporte como ferramenta social. Busco acompanhar o andamento de cada um na escola e em casa. A resposta das famílias é muito positiva”, afirma.

História

Com o mesmo nome do famoso atleta norte-americano, o esporte está presente na vida de Mike desde muito novo. O pai do instrutor era lutador de boxe amador e hoje é competidor de fisiculturismo, em Berlim, na Alemanha. No currículo do instrutor está o bicampeonato de kickboxing juvenil e participação no Campeonato Muay Thai profissional, em Barra de São Francisco.

“Vinha participando de muitos campeonatos, mas, infelizmente, após um acidente durante uma luta de boxe precisei me afastar das competições profissionais. Vou precisar fazer uma cirurgia para retornar às lutas”, contou.