Prefeitura e voluntários recolhem mais de 20 toneladas de lixo de manguezal em Guarapari

Vegetação típica de zonas litorâneas e bastante presente em Guarapari, o manguezal abriga um conjunto várias as espécies de seres vivos como peixes, moluscos, crustáceos, aves e milhares de pequenos organismos, que se alimentam dos nutrientes presentes nesse importante bioma, fundamental para o equilíbrio ambiental.

Infelizmente, cada dia mais a degradação desse bioma tem se intensificado graças ao desmatamento, poluição dos rios, lançamento de esgoto irregular, além do descarte de lixos e entulhos no local.

“É lamentável ver que temos todo esse manguezal transformado em um ponto viciado de descarte irregular de lixo e entulho. Estamos hoje dando ao ponta pé inicial numa mudança de atitude e mentalidade, fazendo toda a limpeza do mangue”, comentou Thereza Christina, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – Semag

Com o objetivo de objetivo humanizar a área, promover a educação ambiental e a melhoria da qualidade ambiental deste importante ecossistema a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – Semag com apoio da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari (Codeg), Faculdade Pitágoras, Lions Clube, Associação de Moradores da Prainha de Muquiçaba, Capitania dos Portos, Associação de Maricultores de Guarapari (Ama Guarapari) e Associação de Maricultores da Concha D’ Ostra, realizaram nesta segunda-feira (05) um mutirão de limpeza do manguezal da prainha de Muquiçaba.

O evento contou ainda com a participação e apoio da Associação de Moradores da Praia do Morro, Associação de Maricultores de Perocão, dos feirantes de Muquiçaba, além dos vereadores Clebinho e Sandro Bigossi.

Durante a ação foram encontradas garrafas plásticas, vidro, sacos plásticos, papéis, restos de obra, pneus, móveis e eletrodomésticos usados. Aproximadamente 20 toneladas de material foram removidas do local.

A Área do Manguezal será revitalizada para receber projetos que visam a geração de emprego e renda, com a Feira do Produtor Rural, que já acontece no local todas às quintas-feiras e domingos.

“Os manguezais são geradores de vida de emprego e renda, e esse mutirão de limpeza visa humanizar esta área. Aqui acontece a Feira do Produtor Rural, com mais de 70 feirantes que tiram seu sustento aqui. Queremos tornar este local numa área de eventos do produtor rural com a agroindústrias de pequeno porte, promovendo momentos de lazer ligados ao meio ambiente”, pontuou Christina.

Cuidar do meio ambiente é um dever de todo cidadão que prioriza uma boa qualidade de vida.

Direto da Redação, com informações da Prefeitura de Guarapari
Record News ES / Rede SIM