Prefeitura de Viana lança Circuitos Turísticos

O portal das montanhas capixabas, cidade de Viana, agora também está nas páginas do Catálogo dos Circuitos Turísticos. O material, recheado com fotos e informações, foi preparado para que o turista conheça o município e, assim, desfrute das belezas e das mais variadas opções de lazer, diversão, turismo e esporte que Viana oferece.

São cinco Circuitos Turísticos: Religioso, Gastronômico, Aventura, Cultural e Agronegócios. Sobre cada um, o Catálogo disponibiliza uma série de dicas com fotos e informações, bem como os horários de atendimentos e visitas. Desde restaurantes, a pousadas e igrejas centenárias, o material também disponibiliza as rotas para os amantes dos esportes de aventura. Um verdadeiro roteiro com as mais diversas opções de lazer, diversão e turismo para toda a família.

Os Circuitos Viana estão disponíveis em versão impressa na Biblioteca Municipal, em Viana Sede, e serão disponibilizados, também, nas bibliotecas das escolas da rede. E, na versão online, eles podem ser conferidos no endereço www.circuitosviana.com.br

Conheça cada circuito

Os Circuitos Turísticos de Viana proporcionam o encontro do leitor com locais que reservam a cultura e história do município e que vão de encontro aos encantos do Espírito Santo. Além do catálogo, também faz parte deste conjunto um clipe com a música ‘Terra de Encantos’, música tema dos Circuitos Turísticos de Viana. (Assista: https://goo.gl/3K56rS)

Circuito Religioso – Cercada por história e religiosidade, Viana tem em suas igrejas centenárias as marcas da fé e crenças da população local. As igrejas Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, a Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba e a Nossa Senhora de Belém, em Jucu, guardam em suas estruturas jesuítas traços de uma cultura religiosa que perpassa épocas e traduzem a história de um povo.

Circuito de Aventura – As belezas naturais em meio ao clima radical de esportes de aventura. Cenários que mesclam a tranquilidade do campo com a adrenalina. Pelas trilhas, motos e bikes percorrem fazendas e matas que, em meio às aguas do Rio Jucu, abrem caminho para os amantes da canoagem. E, no ar, o voo livre parte da Rampa do Urubu para ver Viana bem do alto e não se preocupar em perder o rumo de volta, pois contará com o privilégio das correntes que trazem para o mesmo ponto de partida aqueles que amam se aventurar nesta região, que é “a queridinha” dos adeptos aos esportes que fazem o coração bater mais forte.

Circuito Gastronômico – O sabor do campo na cidade! No fogão a lenha, sob o frescor do Portal das Montanhas capixabas, o município oferece um cardápio de opções para se deliciar com aquela comidinha caseira. Do café da manhã ao brinde com a cerveja artesanal, passando pelo almoço e o café colonial. São espaços que, regados à tranquilidade da mata, dos lagos ou, até mesmo, à beira das BRs 101/262, por onde todo o Brasil passa, estão de portas abertas para servir com aquele gostinho de ‘quero mais’!

Circuito de Agronegócio – Percorrer a área rural de Viana é encontrar empreendedorismo no trajeto que leva, junto ao entretenimento e encantos com as belezas naturais, a geração de emprego e renda. É a economia criativa com o sabor de diversas delícias caseiras, como pães, biscoitos, o queijo e o mel mais doce do Brasil. Nas pousadas e sítios, o descanso é garantido diante ao clima de aconchego das famílias que, unidas, movimentam a economia gerada pelo turismo local.

Circuito Cultural – A cultura é viva em Viana e guarda riquezas que são passadas de geração em geração. A Casa da Cultura, a Galeria de Arte Casarão e a Estação Ferroviária, todos em Viana Sede, são espaços culturais que guardam a história e promovem o encontro entre o passado e o presente de quem visita algum destes locais. Os prédios históricos, como o Casarão, onde, hoje, funciona como Galeria de Arte, preservam a história do Espírito Santo.

Com informações da Prefeitura de Viana