Praças, parques, feiras e praias da Grande Vitória recebem ação de combate a ratos nesta segunda

A partir desta segunda-feira (9), o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) vai realizar ações de combate a ratos em praças, parques, feiras e entorno de mercados e estabelecimentos que comercializam alimentos, bem como nas praias de Vitória e nas avenidas Leitão da Silva e Maruípe.

As ações estão programadas para acontecer até 20 de novembro e têm como objetivo controlar os roedores em locais com grande concentração de pessoas e consumo de alimentos. Raticidas serão aplicados em bueiros, tocas de roedores e caixas de passagens.

“Os roedores acabam procurando locais de fácil acesso a alimentos. Por isso faremos o controle de ratos em áreas onde sabemos que há presença de alimentos e que são muito frequentadas. O objetivo é reduzir a população de roedores nessas áreas antes das férias escolares”, explica a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Clara Scarpati Alvarenga.

Cuidados

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os ratos transmitem, aproximadamente, 55 enfermidades. Uma delas é a leptospirose, que é transmitida pela urina dos ratos e provoca febre e dores, podendo progredir a hemorragias e mortes. Por isso, o combate e controle do roedor devem ser constantes e a população pode ajudar tomando os seguintes cuidados:

Não jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios;

Colocar o lixo em sacos plásticos, em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente;

Dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo;

Acondicionar alimentos sempre em recipientes bem fechados;

Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, a parte posterior de armários, gavetas e todo tipo de material que adentre no ambiente e possa servir de transporte ou abrigo de camundongos;

Vedar frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada para os ratos;

Instalar telas com menos de 1 cm de vão de diâmetro, grelhas, ralos do tipo “abre-fecha”, sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses animais através de ralos, encanamentos ou outros orifícios;

Não acumular entulho ou materiais inservíveis nas residências, quintais e terrenos baldios;
Manter limpos e murados os terrenos baldios;

Manter limpas as instalações de animais domésticos;

Não deixar água e restos de alimentos de cães e gatos durante a noite nos quintais e residências.

Direto da Redação, com informações da Prefeitura Municipal de Vitória 

Record News ES | Rede Sim