Polícia Militar resgata 23 aves silvestres na Serra

Um total de 23 aves silvestres foram recolhidas pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em diversas residências no município de Serra, na última terça-feira (24). Os animais eram mantidos em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais, sendo que algumas espécies se encontram ameaçadas de extinção. Os proprietários das aves responderão por crime contra a fauna brasileira.

As fiscalizações se concentraram no bairro Serra Dourada, em Serra. Durante a manhã uma equipe do BPMA em ação conjunta com agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) averiguaram denúncias sobre a criação de animais silvestres de forma ilegal. Nas cinco residências fiscalizadas foram recolhidos dezesseis coleiros, cinco curiós, um papagaio-do-peito-roxo e um canário-da-terra. Dentre estas espécies, o curió e o papagaio-do-peito-roxo se encontram em risco de extinção.

Por se tratar de crime ambiental manter animal silvestre em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais, os proprietários das aves deverão comparecer a justiça para prestar esclarecimentos. A pena prevista é a de detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal. Entretanto se a espécie for considerada ameaçada de extinção o valor passa para R$ 5.000,00 por animal.

Fonte: PM/ES