Polícia Ambiental resgata animais em porão de restaurante da Ufes

A Polícia Militar Ambiental capturou três cães e dois filhotes que estavam confinados em um porão abaixo do restaurante universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) pela Assembleia Legislativa do Estado.

Em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos a Animais, realizada na noite de terça-feira (4), o subtenente Geziel Reis, da Polícia Ambiental, relatou que ainda restam quatro cachorros e alguns filhotes para serem resgatados do local.

A área, segundo ele, é de difícil acesso, e os animais são muito agressivos e ariscos. “Eles estão escondidos há vários anos no local, que é muito escuro e insalubre. Os cães se escondem em recintos muito estreitos, que nos impedem de entrar. Estamos utilizando técnicas apropriadas para que eles saiam dessas tocas e possamos pegá-los”, explicou.

Segundo o subtenente, neste sábado (8) será realizada uma nova operação pela Polícia Militar Ambiental na tentativa de resgatar os animais. “Vamos capturá-los, mas precisamos agir com calma e com paciência para desentocá-los”.

Outro cão, que fugiu do porão, também será alvo de captura da Polícia Ambiental.
“O campus da Ufes em Goiabeiras é muito extenso. Ele deve estar lá dentro. Vamos procurá-lo e esperamos encontrá-lo”.

Os animais capturados foram levados a uma clínica veterinária particular de Jardim Camburi, em Vitória, que se ofereceu para tratá-los e castrá-los. Ainda não se sabe se eles retornarão para o campus da Ufes ou se serão doados.

A presidente da CPI, deputada Janete de Sá (PMN), comemorou a captura dos animais. “Eles estavam confinados há anos naquele local e, sem ajuda da Polícia Militar Ambiental, não iríamos conseguir resgatá-los. Quero agradecer ao subtenente Reis e toda a sua equipe pela ajuda nos trabalhos”.

Durante a reunião da CPI, houve nova denúncia relacionada a maus-tratos e abandono de cachorros na Grande Vitória. Segundo uma ativista da causa animal, cães abandonados estão sendo envenenados na Rua Wilson Freitas, no centro de Vitória. Janete de Sá acionou a Prefeitura de Vitória para providências em relação ao assunto. A CPI vai investigar as denúncias.

Sobre a captura realizada na Ufes, a universidade foi procurada, mas ainda não se manifestou sobre o caso.

Direto da Redação, com informações da WebAles
Record News ES / Rede SIM