Parque do Forno Grande em Castelo vai receber polo de astronomia

O Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, vai receber uma grande novidade no mês de novembro. A diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Andreia Carvalho, e sua equipe se reuniram com professores de física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para tratar da criação de uma base de observação astronômica do parque de Castelo.

O objetivo da parceria entre o Governo do Estado, a universidade e também o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) é criar um polo de astronomia no Parque de Forno Grande para atender a uma necessidade de estudantes, pesquisadores, observadores e comunidade em geral. A assinatura do documento para a concretização da parceria deve ser feita no mês de novembro.

Para Andreia Carvalho, a parceria com instituições de ensino só reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto. “A participação da Ufes e do Ifes possibilita o fortalecimento do trabalho de educação ambiental e estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas”, pontuou a diretora-presidente do Iema.

O professor Júlio Fabris, do Departamento de Física da Ufes e um dos coordenadores do projeto, ressaltou a importância do desenvolvimento desse trabalho. “É uma necessidade da própria Ufes criar parcerias com outras instituições, e o Iema é essencial para a viabilização do observatório. Além disso, instalar um polo de astronomia em uma região de preservação ambiental é diferente do que já é desenvolvido nas regiões centrais das cidades. Vamos conseguir desenvolver atividades diferenciadas”, concluiu o professor.

Com informações da Secom/ES