Ônibus do Hemoes estará em Guaçuí nesta sexta e sábado

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) está com uma programação para atender às diversas solicitações em todo o Estado e, assim, aumentar o número de doações, por meio de coletas externas realizadas com o Ônibus do Hemoes. A importância de levar a Unidade Móvel a diversos municípios, empresas e comunidades é mostrar como é fácil, simples e seguro realizar a doação e salvar vidas.

O objetivo, além de manter adequado os estoques, é incentivar os doadores RH negativos a comparecerem para doação. Para isso, o Hemoes conta com o apoio da população. Nesta sexta-feira (23) e no sábado (24), o ônibus do Hemoes estará estacionado em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Guaçuí.

A diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, revela que a maior necessidade no momento é do fator RH negativo, mas que é importante manter o estoque com todos os tipos sanguíneos. “Esses tipos de sangue são mais raros, pois podem ser transfundidos também em pessoas de RH positivo. No entanto, é importante receber os demais fatores sanguíneos para manter o estoque”, explicou a diretora. Ela informou ainda que, além da doação de sangue, na oportunidade, o doador poderá também fazer o cadastro para doação de medula óssea.

A população também pode procurar a unidade do Hemoes mais próxima de casa nos horários normais de atendimento para fazer a doação. No entanto, a doação de sangue só pode ser feita por quem tomou a vacina contra a febre amarela, 30 dias após ter tomado a dose.

Para solicitar a presença da unidade móvel é preciso entrar em contato com o hemocentro estadual pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br.

Programação

– Nos dias 23 (sexta-feira) e 24 (sábado), a ação será realizada em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Guaçuí – Praça João Acacinho, 01, Centro. Haverá cadastro de medula óssea.

– A distribuição de senhas será das 7h às 12h.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Unidades do Hemoes

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18:20h.

– Unidade de Coleta da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. CADASTRO?

– Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Abrirá neste sábado (03), das 7h às 12h30.

– Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2800 – Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.

– Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7954 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h.