Oficinas de arte e memória vão ocupar as ruas de Muqui

Ações artísticas de memória e pertencimento local serão realizadas gratuitamente no bairro São Pedro, em Muqui, por meio do projeto “Arte Entre Morros”, nos próximos dias 25, 26, 27 e 28 de maio. Poderão participar das oficinas professores, artistas e moradores interessados em adquirir conhecimentos técnicos e artísticos que relacionem o pertencimento e a memória local. As oficinas serão realizadas na antiga lavanderia pública do bairro, local que será foco das ações artísticas e envolvimento comunitário.

O projeto realizará uma oficina de arte em estêncil com etapa introdutória sobre memória, trabalhando os ícones de Muqui em moldes vazados, decorando muros das ruas e as fachadas de suas casas, transformando seu espaço de vivência em um ambiente mais harmônico, a memória ou a iconografia dos bairros.

A oficina artística será desenvolvida pelo artista plástico e designer muquiense Wilson Ferreira e a oficina de memória e pertencimento realizada gestor de projetos criativos Jussan Silva e Silva. Os interessados, podem realizar suas inscrições por meio do telefone (28) 99966 0230, com Ada Castro, ou pelo e-mail contato@cajuproducoes.art.br.

Histórico, inspirações & parcerias

O projeto “Arte Entre Morros” originou-se de uma união de moradores e artistas de Muqui interessados em valorizar a arte na cidade. Um dos principais objetivos é utilizar moldes vazios para realizar pinturas.

Turismo de base comunitária

“Entre Morros” é um dos significados para o nome indígena “Muqui”, que dá título à cidade histórica do interior sul capixaba. “Entre” é o meio, mas também é um convite. O “Arte Entre Morros” tem como objetivo estimular o envolvimento da comunidade do bairro São Pedro com ações artísticas, proporcionando que suas realizações despertem a atenção da própria cidade e outros turistas interessados em conhecer a pluralidade artística e territorial de Muqui.

Fonte: Secult