Novo mapa de risco apresenta 12 cidades em risco muito baixo

Por Rodrigo Gonçalves

O novo Mapa de risco da Covid-19 voltou a apresentar a maioria das cidades em risco baixo nesta sexta-feira (11), tendo no total 65 deles na cor verde. Apenas uma cidade está no risco moderado, nenhuma em risco alto e 12 em risco muito baixo. A matriz passa a valer na próxima segunda-feira (14).

Em pronunciamento feito nesta sexta pelo governador Renato Casagrande, foi anunciado não ser mais obrigatório o uso da máscara em locais abertos para os municípios na cor verde. A presença do material no rosto é regra somente para locais fechados.

Retorno da ‘fase azul’

A novidade da matriz é o retorno do risco muito baixo. Essa classificação estava em suspenso após uma nova onda da doença ocorrer no final de janeiro e começo de fevereiro deste ano, mas voltou, segundo Casagrande, devido aos bons dados registrados.

Ao todo, duas microrregiões estão sob essa classificação, o que representa 12 cidades localizadas nas microrregiões Sudoeste Serrana e Central Serrana. Com a “fase azul” de novo em ação, foi anunciado pelo governador, a dispensa do uso de máscara, tanto em locais abertos quanto fechados, aos moradores desses locais. 

Para ser nomeado como risco muito baixo, se deve alcançar 80% da população com mais de 18 anos vacinada, 90% do público entre 12 e 17 anos imunizado e 90% de pessoas com mais de 60 anos com a terceira dose.

Por esses territórios já terem atingido esse percentual de vacinação e representar menos chances de nova onda como antes, o Estado decidiu não exigir mais o passaporte de vacina na entrada de qualquer estabelecimento nessas cidades.

O Chefe do Executivo informou que o Estado se baseou nos relatórios técnicos da atuação do vírus no Espírito Santo. A tríade da pandemia: mortes, casos e taxa de transmissão estão com os menores registros desde o início da pandemia, de acordo com Casagrande. Além disso, ele afirmou também estar seguindo evidencias cientificas nessa mudança de medidas.

Confira as cidade em risco muito baixo:

I – Sudoeste Serrana: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante;

II – Central Serrana: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

Veja os municípios em risco moderado e baixo:

Baixo: Alfredo Chaves, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

moderado: Cachoeiro de Itapemirim.

 

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.