Novo caso suspeito de varíola do macaco é registrado no ES

Por Redação

A Secretaria estadual de Saúde (Sesa) confirmou durante coletiva de imprensa on-line, nesta quarta-feira (22), um novo caso suspeito de varíola do macaco no Estado. O homem é morador do município de Vitória, e as amostras já foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-ES) para análise.

Segundo a pasta, ele já foi encaminhado para isolamento e todos os contatos próximos estão sendo investigados e monitorados: “caso a amostra seja confirmada faremos o devido reporte a população” afirmou Nésio Fernandes, secretário da Sesa, durante a transmissão.

O munícipe da capital chegou ao Estado depois de circular por países em situação de casos comunitários do vírus. De acordo com o secretário, no Espírito Santo há uma grande quantidade de pessoas viajando para fora, e que casos de transmissão sem a ocorrência de viagens podem começar a aparecer no futuro.

Fernandes ainda pediu para a população ficar atenta, pois os sintomas iniciais são parecidos aos dos quadros respiratórios.

QUAL O PROTOCOLO?

Luiz Carlos Reblin, subsecretário da Sesa, explicou que ao ter suspeito de monkeypok, inicialmente as amostras são enviadas ao Lacen. “As coletas então são testadas para doenças que tem sintomas parecidos com a varíola, e caso o descarte seja feito, a amostra é enviada ao Rio de Janeiro”, informou.

No estado carioca, o exame é realizado no laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para destarte final ou confirmação da doença.

 

 

 

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.