Nada além de Desenvolvimento Sustentável | Blog Sustentabilidade e Gestão

É difícil definir gestão, mas é fácil perceber seus efeitos. A gestão pode transformar a escassez em riqueza e a abundância em miséria. Quantas famílias, empresas, carreiras e países são transformados pela gestão, tanto para o bem quanto para o mal.

Talvez possamos pensar que gestão é fazer as coisas darem certo sempre, mas não é; é apenas saber a direção a tomar e ter a coragem e disposição de segui-la e a sabedoria para alterá-la, quando o mundo e seus valores mudam. Gestores precisam respeitar o passado e ousar projetar o futuro, diante do desconhecido, da incerteza e do medo.

Bons gestores são bons chefes, gestores excepcionais são grandes líderes. Chefes fazem as pessoas trabalharem para eles e líderes fazem as pessoas trabalharem por ideais, que compartilham e impulsionam. Quando o chefe vai embora tudo muda, quando o líder se vai os ideais prosseguem, porque são de todos.

A sustentabilidade depende da gestão e a redefine continuamente. Não existe sustentabilidade na ausência de recursos e nem no desrespeito às pessoas e ao meio ambiente. Sustentabilidade é capacidade de existir e continuar existindo e isso significa desafio permanente.

“Não vivemos uma era de mudanças, vivemos uma mudança de era”. Não é fácil ser sustentável no mundo atual, quando não sabemos, sequer, como seremos algumas décadas à frente – parte humanos e parte androides? O que sabemos é que vamos continuar a precisar de luz, ar, água, comida. Vamos continuar morando na Terra, pois ainda não encontramos um outro planeta para o qual possamos fugir. E, por isso, precisamos garantir a vida neste nosso Planeta (incluindo a nossa).

Precisamos mudar para gerar sustentabilidade e isso requer lideranças, que entendam os desafios do presente e possam antever os do futuro. Tudo é complexo e exige uma virtude rara, que só os líderes verdadeiros possuem – o bom senso.

Precisamos de bom senso, porque ele é o combustível da sustentabilidade. Não podemos negar nossas necessidades, da mesma forma como não podemos mantê-las como estão. Os combustíveis fósseis, o nosso nível de consumo, o desrespeito às outras formas de vida, tudo isso precisa se tornar passado para que tenhamos um futuro.

Novas lideranças precisam surgir e só uma Educação para a Sustentabilidade vai fazer isso acontecer. A educação é a única chance real que a sustentabilidade possui. O tempo não para e a vida humana precisa ir em frente – devemos isso às gerações que estamos gerando agora. Nada além de Desenvolvimento Sustentável.