Museu do Pescador reapresenta exposição com obras dos Salões do Mar

O mar sempre foi uma inspiração para a criação artística. Músicas, filmes e livros já trataram do tema. Nas artes plásticas, não é diferente. As águas salgadas já inspiraram diversos trabalhos e exposições.

Um bom exemplo é a exposição “Solidão de Náufrago”, em cartaz no Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” (Museu do Pescador). A mostra dá continuidade ao trabalho iniciado em 2017 com a exposição “Copo de Mar”, de reapresentar ao público obras premiadas nos Salões do Mar.

Nesta nova etapa, o público vai poder conferir os trabalhos “Instantâneos”, de Hélcio Queiroz, vencedor do 3º Prêmio no 4º Salão Capixaba do Mar, em 2002; e “Boias para Náufragos”, de Sérgio Câmara, que ficou com o 3º Prêmio no 6º Salão Capixaba do Mar, em 2004.

“A sutileza nas entrelinhas das obras permite que cada um de nós possa traçar seu próprio mapa de acesso a partir de suas lembranças, memórias, desejos e medos”, explicou a artista e arte-educadora Franquilandia Raft, que também é curadora da mostra.

Obras

Um novo olhar sobre o mar. É o que propõem as duas obras que compõem a mostra “Solidão de Náufrago”. “Instantâneos” apresenta 15 garrafas de vidro transparente contendo imagens do mar em seu interior. As garrafas, dispostas em uma prateleira na altura do horizonte, instigam a imaginação do visitante.

Já “Boias para Náufragos” apresenta boias pretas com a inscrição ‘Hidrofobia’ plotada em cada uma delas, em escrita circular, despertando uma mescla de lembranças e respeito pela grandeza do oceano. A palavra impressa remete ao medo do desconhecido, da solidão, além das fobias que as águas suscitam no homem. A obra faz menção à tragédia do Bateau Mouche IV, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1988.

Serviço
Mostra “Solidão de Náufrago”
Quando: até 25 de maio. Visitação: Terça a sexta, das 13 às 17 horas
Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” – Museu do Pescador – Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095
Aberto ao público

 

Direto da redação, com informações da Prefeitura de Vitória