Museu Capixaba do Negro oferece 240 vagas em oficinas culturais gratuitas

O Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) abrirá inscrições para as oficinas culturais do segundo semestre. As inscrições acontecerão entre os dias 10 e 20 de julho.

Serão oferecidas 240 vagas, divididas em quatro oficinas, que são gratuitas: cavaquinho, contação de histórias, danças populares e percussão. As aulas vão acontecer de segunda a sábado e estão distribuídas nos horários da tarde e da noite. O início das aulas está previsto para 23 de julho.

Inscrições
Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede do Mucane, na avenida República, 121, Centro, de terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas, ter idade mínima de 15 anos, preencher a ficha de inscrição no local e apresentar cópia do documento com foto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3222-4560.

Conhecimento
“As oficinas vêm como forma de transmissão do conhecimento e objetivando também assegurar a memória da população negra no que tange a oralidade, corporeidade e musicalidade. Durante as aulas, os alunos vivenciam outros espaços e apresentam o conteúdo aprendidolicas”, disse a coordenadora do Mucane, Thais Souto Amorim.

Oficinas
Contação de histórias
Instrutor: Fábio Pereira
60 vagas
A oficina tem o objetivo de democratizar o acesso ao livro e à literatura por meio da arte de contar histórias. A atividade é direcionada a profissionais de arte, literatura, educação e leitura, bem como a todos os interessados em conhecer e se aprofundar nos princípios e nas possibilidades criativas da arte de contar histórias.

Cavaquinho
Instrutor: Deivid Leal
60 vagas
A oficina tem o objetivo de estimular o aprendizado com propostas interativas que envolvem a música brasileira, por meio do samba e do choro, para que, assim, consigam desenvolver seus aspectos cognitivos junto às trocas de experiências realizadas com o grupo.

Danças populares
Instrutor: Jordan Fernandes
60 vagas
A oficina propõe o resgate, o reconhecimento e a valorização da cultura negra por meio da representação da dança. Conteúdos a serem trabalhados: elementos da natureza e movimentações corporais que relembram a utilização da água, a terra, as folhas e o ar.

Percussão
Instrutor: Léo de Paula
60 vagas
A oficina enfatiza samba, ritmos típicos do candomblé e outros gêneros decorrentes da diáspora africana no Brasil e seus respectivos instrumentos.