Mulheres ocupam todos cargos de liderança em órgão da Prefeitura de Vitória

No Dia Internacional da Mulher, o Procon de Vitória tem muito a comemorar. O órgão é exemplo na construção da igualdade de gêneros, implementando mudanças culturais e, sobretudo, estruturais para a intensificação desse processo. Todos os cargos de chefia dentro da gestão são ocupados por mulheres. Elas também são maioria em todos os setores e instâncias de atuação do órgão.

A gerente do Procon, Herica Correa Souza, revelou que a montagem de um quadro de gestão composto por mulheres aconteceu de forma natural. “Encontramos dentro de nossas equipes mulheres com qualidades e características favoráveis para um líder e, acima de tudo, dispostas a assumir postos estratégicos e de grande responsabilidade. Então, por que não?”.

Ela explicou que, para isso, foram criados parâmetros e critérios técnicos alinhados à descrição de um perfil técnico mais apropriado para o cargo. “Assim, aquele servidor que preenche os pré-requisitos assume a posição. Com tranquilidade, transparência e apoio de toda a equipe”, destacou Herica.

Perfil

A gerente do Procon de Vitória fez questão de destacar que trabalhar na defesa do consumidor requer não só domínio técnico e total conhecimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), mas, também, alta capacidade de gerenciamento de conflitos e extrema sensibilidade. “De modo geral, reunimos no Procon servidoras que têm mostrado esse diferencial importante”.

Essa demonstração de satisfação vem por conta dos não raros casos de atendimento de consumidores que chegam ao órgão, seja nos guichês presenciais, por telefone ou mesmo online, certos de que vão receber alguma vantagem. “Nessa hora, o que conta é a intuição do nosso atendente para perceber que o ocorrido é fantasioso e uma comunicação expressiva para explicar que o mesmo tem deveres a cumprir e não o direito de ganhar”.

Herica finalizou afirmando que a representatividade feminina é importante por potencializar pautas de interesse das mulheres em diferentes áreas, além de contribuir decisivamente para maior produtividade em quaisquer órgãos/instituições, sejam eles públicos ou privados.

Com informações da Prefeitura de Vitória