Moradores de rua participam de curso de artesanato em Vitória

Pessoas em situação de rua estão tendo a oportunidade de participar de um minicurso de produção de peças artesanais promovido pela Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vitória.

A iniciativa faz parte do projeto “EJA Faz”, que está dando continuidade a uma ação ocorrida em dezembro do ano passado no programa “Por onde anda você”.

A atividade é voltada para usuários da Hospedagem Noturna, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O objetivo é possibilitar que pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade tenham a chance de exercitar seus potenciais criativos e produtores com materiais de fácil acesso e, com isso, possam dar continuidade à proposta e conseguir uma renda.

Serão, ao todo, oito minicursos, realizados na própria sede da Hospedagem, no Centro de Vitória, durante dois meses, sendo um por semana. O primeiro encontro aconteceu nesta quinta-feira (13). Está sendo organizada também uma visita à galeria de arte com os usuários da Hospedagem Noturna.

Todo o material necessário para a produção dos participantes está sendo disponibilizado pela coordenação da EJA. Entre os recursos estão papel, retalhos de tecido, tinta para tecido e material reciclável, como caixas de papelão, caixotes de feira, CDs, acetato e outros itens.

A professora Myriam Fernandes Pestana Oliveira, que está atuando no projeto, conta que o primeiro minicurso, nesta quinta-feira (13), foi um sucesso. “Um dos participantes se emocionou quando entreguei uma caixa de lápis de cor e uma de lápis de cera e disse que era dele. Foi contagiante essa emoção”, relatou.O próximo minicurso acontece no dia 20 de julho, das 17 às 19h.

Com informações da Prefeitura de Vitória