Médicos de Vila Velha usam redes sociais para identificar diabéticos sem tratamento

Essa iniciativa é da equipe do ‘Programa de Proteção ao Pé Diabético – Propé’, coordenada pelo médico Eliud Garcia Júnior, que vem se destacando internacionalmente. O serviço funciona com a identificação de pacientes diabéticos sem tratamento, por meio das redes sociais. No consultório, o clínico ou enfermeiro pega o celular, tira uma foto do pé do paciente e envia  para um grupo médico via WhatsApp. Logo após, a foto é analisada por uma equipe especializada em identificar lesões e alterações nos pés, provocadas por diabetes. E assim, vem a resposta  médica, com orientações sobre o que fazer.

Um dos objetivos desta estratégia, é diminuir o superlotamento das unidades públicas de saúde de Vila Velha. Atualmente, médicos e enfermeiros de 18 unidades da rede municipal participam das redes sociais do Propé.

O pé diabético é uma das causas mais comuns de internações prolongadas que levam à ocupação de leitos hospitalares. Em 2016 foram registradas 137 mil internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), devido aos agravos da doença. Essas internações custaram R$ 92 milhões aos cofres públicos, dinheiro equivalente ao custeio de 28 cirurgias por dia, durante um ano inteiro, no Hospital do Câncer de Barretos.

No Brasil, existem mais de 18 milhões de pessoas com diabetes (8,9% da população). E segundo a Federação Internacional do Diabetes, metade dos adultos diabéticos não sabe que tem a doença. Daí a importância do diagnóstico precoce, que ajuda a reduzir amputações. Segundo o Ministério da Saúde, a complicação mais freqüente do diabetes é o pé diabético.

Cerca de 85% das amputações e 20% das internações por diabetes devem-se a lesões nos membros inferiores. O número de óbitos gira em torno de 58 mil pessoas por ano.
E o diagnóstico tardio da doença, quando ela já está avançada, se traduz em lotação de hospitais e altos custos para a saúde pública.

Direto da Redação, com informações da Câmara Municipal de Vila Velha

Record News ES | Rede Sim