Mais 900 vagas em cursos gratuitos de música nos bairros do Ocupação Social

As aulas de violão, de canto e de percussão do Ocupação Social vão chegar a mais cinco comunidades atendidas pelo programa. Ao todo, serão 900 vagas distribuídas entre Nova Esperança, em Cariacica; Barramares, em Vila Velha; Bairro da Penha, em Vitória; e Central Carapina e Novo Horizonte, na Serra. E as inscrições já estão abertas e seguem até dia 04 de fevereiro, no link bit.ly/FamesNasComunidades.

São 180 vagas por bairro. As inscrições já estão abertas para Nova Esperança, com as aulas previstas para acontecer na Fundação Fé e Alegria; em Central Carapina, no espaço cedido pelo Projeto Shalom; para Novo Horizonte, com o espaço cedido pelo Centro Comunitário; no Bairro da Penha, as ações serão na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Abundante Graça; e em Barramares, na Igreja Batista Renovada Centésima Ovelha.

O projeto Fames nas Comunidades é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e faz parte das ações do Programa Ocupação Social.

Formação

O projeto tem como objetivo facilitar o acesso à educação musical para crianças, adolescentes e jovens de baixa renda. Para participar basta ter de 10 a 24 anos de idade e, ao menos, morar no município onde será realizado o curso. Cada oficina terá um limite de 60 vagas disponíveis, e não será possível participar de mais de uma.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 09 de fevereiro, no site onde foram feitas as inscrições, com o início das aulas previsto para o final do mês, no dia 26.

É importante que os selecionados compareçam aos locais de realização dos cursos no primeiro dia de aula portando um documento com foto para realizar a matrícula. Os alunos com menos de 18 anos de idade deverão estar acompanhados de um adulto. Caso não seja possível ir ao local, a matrícula poderá ser realizada depois, enquanto restarem vagas.

Locais das aulas

Núcleo de Nova Esperança – Cariacica

Local: Fundação Fé & Alegria

Endereço: Rua da Vitória, s/n°

Núcleo de Bairro da Penha – Vitória

Local: Igreja Evangélica Assembleia de Deus Abundante Graça

Endereço: Rua Desembargador Gílson Mendonça, n° 535, bairro Gurigica.

Núcleo de Barramares – Vila Velha

Local: Igreja Batista Renovada Centésima Ovelha

Endereço: Rua Boa Vista, nº 531

Núcleo de Central Carapina – Serra

Local: Projeto Shalom

Endereço: Avenida Vitória, n° 21

Núcleo de Novo Horizonte – Serra

Local: Centro Comunitário de Novo Horizonte

Endereço: Rua Maitaca, n° 14

Ocupação Social

O Programa tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 26 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas.

Fonte: Governo do Espírito Santo