Linhares terá programa para melhorar a qualidade do Café Conilon

A Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, lançou nesta terça feira (20),  o Programa de Qualidade do Café Conilon. O projeto, que foi debatido com os produtores e conta com apoio de diversos parceiros, faz parte do Plano Agro e tem o objetivo de agregar qualidade e dar maior visibilidade comercial, aproximando o mercado de cafés de qualidade aos produtores locais.

O secretario Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, disse que a metodologia do projeto envolverá uma padronização que vai do cultivo até a venda do conilon. ” Linhares é o 4º maior produtor de café conilon do país e queremos colocar a cidade no mapa da qualidade deste produto. Com o programa vamos buscar elevar o padrão de qualidade e identificar cafés especiais. Conseguimos a adesão de diversos parceiros e os produtores estão muito otimistas com o projeto, o que já torna o programa um sucesso”, ressaltou o secretário.

O Programa de Qualidade do Café Conilon foi dialogado nas principais localidades produtoras do Município, como: São Rafael, Japira, Bagueira, Chapadão das Palminhas, Humaitá, Farias, Guaxe, Rio Quartel, Baixo Quartel, Quartel de Cima e Desengano, entre outras. ” O programa vai dar possibilidade de desenvolvimento, de caminhar numa visão correta em todos os aspectos de produtividade e sustentabilidade. Só posso agradecer a prefeitura por esta iniciativa e ao secretário Franco, que é sempre tão acessível e busca sempre o melhor para nossa agricultura”, afirmou o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Baixo Quartel, Douglas Peruchi.

octaciano

O gerente de agricultura da Nestlé, Pedro Malta, representará os parceiros do programa. “Caminhando juntos, numa parceria público/privada, estamos no caminho certo do desenvolvimento do agronegócio da região e todos ganham com um programa tão bem estruturado como este”, frisou

O Secretário Estadual de Agricultura, Octaciano Neto, participou do lançamento e disse que o sucesso do agronegócio se dá com a valorização e com o contato direto com o produtor rural. “Estamos falando do setor mais importante para a geração de empregos e implementar projetos que efetivamente se preocupam em colaborar com o crescimento da produção de qualidade é sim o caminho. Estou feliz de estar aqui hoje e parabéns a todos os envolvidos”, disse.

Foto:Felipe Reis/Divulgação
Foto:Felipe Reis/Divulgação

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon, é papel da gestão pública contribuir e oferecer ferramentas e informação do que há de moderno e inovador no setor. “O olhar voltado para o agronegócio não pode ser desviado. Vamos permanecer buscando geração de emprego com iniciativas diferentes que motivem a produção de qualidade, fazendo o que for preciso para que o homem do campo tenha todas as condições de permanecer no campo, exercendo essa atividade tão importante para a sociedade”, ressaltou o prefeito.

A secretaria de Agricultura está realizando a seleção de produtores interessados em fazer parte de um conjunto de ações a serem tomadas que visem o aumento da qualidade do café produzido nas propriedades e identificação de possíveis cafés especiais.

A equipe, em conjunto com técnicos de empresas parceiras, já percorreu seis comunidades rurais apresentando a ação e continua com a agenda de encontros pelo interior. Até o momento, 32 produtores já foram cadastrados. A meta é chegar em 50 produtores atendidos neste ano. Os cafeicultores que demonstraram interesse na implantação dos protocolos de qualidade constantes no programa, nas suas propriedades, receberão orientações de técnicos parceiros do programa, que vai contar ainda com o simpósio de Qualidade do café Conilon e o Concurso de Qualidade do Café Conilon.

Com informações da Prefeitura de Linhares