Laudo do Iema sobre efluentes de minério no mar da Serra sai em até 15 dias

Após o vazamento de efluentes da Vale no terminal de Praia Mole, na Serra, ocorrido na última sexta-feira (1), técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema) estiveram no local no sábado (2) recolhendo amostras para analisar a situação da água na região.

Segundo o Iema, poluentes como minério de ferro, calcário e bentonita foram identificados.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) notificou a Vale ainda na noite de sexta-feira a apresentar em cinco dias úteis informações sobre o ocorrido e dados sobre o monitoramento de vazão e qualidade dos efluentes. Equipes da Semma também monitoram o local.

A Vale informou que o lançamento de efluentes é previsto junto aos órgãos ambientais em situações de chuva extrema. Ainda Segundo a empresa, o material é inerte e já havia passado pelo sistema de tratamento. A Vale também informou que comunicou o ocorrido imediatamente ao órgão ambiental e já realizou a coleta do material para análise físico-química.

Ainda segundo a empresa, todos os procedimentos de controle previstos foram adotados e todos os equipamentos do sistema de drenagem estão funcionando normalmente de acordo com o projeto aprovado.

O laudo técnico do Iema deve sair em até 15 dias.

Direto da Redação
Record News ES / Rede SIM