Ipem intensifica fiscalização de balanças e bombas combustíveis no litoral capixaba

Entre 02 de janeiro a 02 de março, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), realiza a Operação Verão nas cidades litorâneas do Estado. A fiscalização vai verificar se instrumentos como balanças e bombas combustíveis atendem aos requisitos técnicos estabelecidos nas portarias do Inmetro.

De Norte a Sul do litoral capixaba, fiscais do Ipem-ES visitarão estabelecimentos como supermercados, padarias, restaurantes self-service, sorveterias, postos de combustíveis, materiais de construção, lojas que comercializam produtos têxteis de moda praia e lojas de utilidades.

A diretora-geral do Instituto, Claudia Lemos falou sobre o objetivo a operação “No verão aumenta o consumo no litoral capixaba. Vamos atuar para garantir a segurança na relação de consumo, de forma que o cidadão capixaba e os turistas adquiram produtos de qualidade e com a quantidade correta e que atendam aos requisitos técnicos da legislação”, afirmou Cláudia.

As empresas autuadas durante a fiscalização terão dez dias para apresentar defesa ao Ipem. A pena pode variar de advertência a multa, no valor de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dependendo do caso.

Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados, gratuitamente, por meio da Ouvidoria do Instituto pelo telefone 0800 039 1112.

Com informações do Ipem-ES