Ipem fiscaliza tacógrafos de ônibus e caminhões em Rio Novo do Sul

Nesta semana o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) vai inspecionar os tacógrafos instalados em veículos de transporte e carga no município de Rio Novo do Sul, seguindo determinação da Resolução 92/1999 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Durante toda a semana, no Posto de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), localizado na BR 101, os agentes fiscais do Ipem vão observar se os tacógrafos estão atualizados e com a certificação válida. A fiscalização começou hoje e acontecerá até a próxima sexta-feira (28).

O tacógrafo é o instrumento que indica e registra velocidade, distância percorrida e tempo, sendo seu uso obrigatório em veículos de transporte escolar, transporte de passageiros com mais de 10 lugares, veículos de transporte de carga com peso bruto total superior a 4.536Kg, transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h.

De acordo com o diretor-geral do Ipem, Paulo Renato Rodrigues, a ação é uma operação de rotina no serviço dos agentes fiscais do Instituto, realizada em empresas e rodovias. “Nosso intuito é fazer com que os proprietários que tenham veículos em situação irregular procurem a regularização do tacógrafo perante a legislação”, disse Paulo.

Para os proprietários que estiverem em situação irregular, as informações sobre os procedimentos a serem adotados estão disponíveis no site: www.ipem.es.gov.br

Portal RSim
Direto da redação