Inscrições para Workshop de Cervejas Artesanais em Guaçui e Gururi

Os cervejeiros artesanais da região Sul e Norte do Estado terão mais uma oportunidade de capacitação: estão abertas as inscrições para os Workshops Regionais de Cervejas Artesanais. Os eventos serão realizados nos dias 2 e 3 de setembro, em Guriri e Guaçuí, respectivamente, a inscrição é gratuita e as vagas limitadas.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.seag.es.gov.br e clicar no banner “Workshop Regional de Cervejas Artesanais”. O objetivo do workshop é debater o mercado capixaba e nacional, apresentar os requisitos para o registro das cervejarias, casos de sucesso no setor e opções de financiamento.

Os workshops são realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); Associação dos Cervejeiros Artesanais do Espírito Santo (ACervA-ES); o Sebrae, a Federação de Indústrias do Espírito Santo (Findes); o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); o Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral do Espírito Santo (Sindibebidas), além da Rede Tribuna do Cricaré e Folha do Caparaó.

“O mercado de cervejas artesanais está em crescimento no País e no Estado. Este ano já realizamos o II Workshop de Cervejas Artesanais na Grande Vitória e, agora, estamos levando o conteúdo para as demais regiões do Estado. O setor é um exemplo da economia criativa, que já representa 8% do PIB do Estado. Além disso, é uma forma de geração de emprego, renda e ser um atrativo para o agroturismo. Este ano o setor já conseguiu um grande avanço que foi a redução do ICMS, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Paulo Hartung”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.

Serviço:

Workshop Regional de Cervejas Artesanais

Guriri

Data: 02/09 (sábado)

Horário: 9h30

Local: Planet Rock Pub – Av. Esbertalina Barbosa Damiani, Guriri Norte, São Mateus (ES)

Guaçuí

Data: 03/09 (domingo)

Horário: 9h30

Local: Agência de Treinamento – Auditório da Findes (Rodovia ES-482, Km 17 – Guaçuí (ES)

Programação:

9h30 – Inscrições

9h45 às 10h30 – Abertura

10h às 10h30 – Cenário Nacional e Capixaba de Cerveja Artesanais: Sandro Rizzato, presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Espírito Santo (ACervA-ES).

10h30 às 11h – Atuação do Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Estado do Espírito Santo – SINDIBEBIDAS: Sérgio Rodrigues da Costa, presidente do SINDIBEBIDAS.

11h às 11h45 – Aspectos Legais para Registro de Cervejarias Artesanais: Vitor Campos de Oliveira, Serviço de Inspeção e Sanidade Vegetal-SISV/SFA/ES, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

11h45 às 12h00 – Debate

12h às 13h – Almoço

13h às 14h – Case de sucesso no desenvolvimento do turismo (associado a mirocervejarias artesanais) em Nova Lima/MG: Túlio Jorge Guimarães, ex-secretário municipal de administração regional da Região Noroeste de Nova Lima, responsável pela viabilização e implementação da feira cervejaria mensal “Experimente” e pela primeira edição do FICC – Festival Internacional de Cerveja e Cultura: Sócio e cervejeiro-mestre da Cervejaria Artesanal São Jorge.

14h às 14h20 – Opções de financiamento e modelo de atuação do Bandes: Everaldo Colodetti, diretor de Crédito e Fomento do Bandes.

14h20 às 14h40 – Debate

14h40 – Encerramento