Império Político

Televisões, emissoras de radio, jornais, jornalecos, revistas;  pelo menos uns 10 políticos investigados nessa Operação Lava á Jato comandam a comunicação em seu reduto político. Não é simples saber se um político é ou não proprietário de emissoras de rádio e televisão, pois no exercício do cargo de deputado e senador, pela Constituição, ele não pode controlar qualquer tipo de concessão pública. Por conta disso, eles usam laranjas e familiares para driblar a legislação. Isso é velho, apesar de contra lei. Mas ser contra lei neste país é normal.

Tem como saber quem são esses políticos. Pois existem levantamentos á respeito.  Pois bem, da lista de quase 50 que passaram a ser investigado pela justiça, o pessoal do PT e PSDB citados, não constam como controladores (não são proprietários, ganham as concessões, os canais são do governo)

Mas todo mundo sabe que Collor de Mello é proprietário do grupo de comunicação Arnon de Mello, com rádios e TV’s em Alagoas e mais: a TV Gazeta é uma das primeiras afiliadas da Globo no Nordeste. É de Collor, imaginem.

Renan Calheiros e Eduardo Cunha, ambos do PMDB e comandantes da Câmara e do Senado possuem concessões. A de Calheiros está em nome do filho, a JR Radiodifusora de Alagoas. Existe uma particularidade sobre Renan Calheiros. Ele tem o sonho de montar um império de comunicação. Já Eduardo Cunha, que é radialista também, é um dos sócios da Radio Melodia do Rio, com franquia em oito estados brasileiros. É mole?

Quem também tem rádio: Romero Jucá no interior de Pernambuco, a família do senador Edison Lobão tem um complexo de radio e televisão no Maranhão, terra do Sarney, que por sua vez tem também um conglomerado de comunicação, que cobre todo Estado do Maranhão. Força política!

Os filhos de Sarney, tendo Roseana á frente, comandam pessoalmente a rede de televisão afiliada á Globo. Eis porque a Rede Globo se silencia em determinadas noticias.

Os “bagrinhos” que tem radio: Dilceu Sperafico, deputado do PP, controla duas rádios em Candido Rondon. Aníbal Gomes é proprietário de radio em Aracaju. Sandes Junior (quase Sandy Junior) tem radio m Goiânia, emissora sertaneja, Roberto Britto tem radio em sua cidade natal, Jequié, Pedro Henry teve um canal de televisão em Cárceres, da Record, mas foi cassado.

E por vai!