Ifes oferece 256 vagas para transferência em novo curso superior

Começam no dia 22 de janeiro as inscrições para 256 vagas de transferência e novo curso superior, ofertadas por 15 campi do Ifes: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Os interessados devem ficar atentos, pois o prazo para se inscrever termina no dia 26 – no Campus Nova Venécia, o encerramento será no dia 25 devido a feriado municipal.

O edital da seleção será publicado nos próximos dias. Há oportunidades em cursos como Engenharia de Produção, Arquitetura, Engenharia Mecânica, Química Industrial, Pedagogia, Agronomia, Logística, Tecnologia em Cafeicultura, Engenharia de Pesca, entre outros. Podem concorrer às vagas candidatos matriculados no mesmo curso ou em curso de área afim, no caso de transferência facultativa; ou aqueles que já possuem diploma em curso afim, para novo curso. Clique aqui e confira as vagas.

Não será possível pedir transferência para o primeiro período. Para os cursos que usam o sistema de créditos, as vagas oferecidas não correspondem a períodos específicos. A periodização dos aprovados será feita após o ingresso. Apenas em cursos seriados ou modulares as vagas corresponderão a períodos específicos.

Documentação
As inscrições deverão ser feitas no campus do curso pretendido, e não haverá cobrança de taxa. O candidato deve levar a cópia simples e o original (ou a cópia autenticada) dos seguintes documentos: histórico escolar do ensino médio, com carga horária; certidão de nascimento ou casamento; título de eleitor para maiores de 18 anos de idade e quitação eleitoral; documento de identidade com foto; CPF; certificado de alistamento, ou reservista ou isenção ou dispensa; comprovante de residência.

É preciso ainda levar três fotos 3×4, de frente, recentes e coloridas, com o nome do candidato e o curso no verso, escritos em letra de forma e a caneta. Para os campi de Alegre, Itapina e Santa Teresa, pede-se o cartão de vacinação atualizado. Candidatos estrangeiros devem apresentar documentos específicos. É possível também fazer a inscrição por procuração.

Seleção
A seleção para a maior parte dos cursos se dará por meio de análise da documentação obrigatória, que levará em conta a compatibilidade entre os componentes curriculares cursados na instituição de ensino superior de origem e as dos cursos de graduação do Ifes. O coeficiente de rendimento poderá ser utilizado como critério de desempate. Para três cursos ofertados (Engenharia de Produção, em Cariacica; Administração, em Colatina; e Engenharia de Controle e Automação, na Serra) haverá também prova.

Com informações do Ifes