Idosos têm até dezembro para se cadastrarem no CadÚnico de Aracruz

Idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até o dia 29 de dezembro para atualizarem  ou se cadastrarem  no Cadastro Único. A pessoa deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.

A regularização do CadÚnico é uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social  que prevê a suspensão do benefício já no início do próximo ano para quem não estiver com os dados atualizados no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

Aracruz
No município de Aracruz, mais de 4 mil famílias estão com os dados no Cadastro Único irregulares. A atualização dos dados, além de manter o BPC, possibilita o acesso a vários outros programas sociais.

Para realizar o cadastro é preciso estar com os documentos de todos os membros da família: documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento dos menores de idade sem documento), comprovantes de renda de todos (Carteira de Trabalho, contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de Previdência) e comprovante de residência atual (documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone. 

O BPC

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso a partir de 65 anos de idade que não possuam meios de prover a própria manutenção e nem de serem providos pela família.

Já o CadÚnico consiste em um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. A cada pessoa da família cadastrada é atribuído um Número de Identificação Social (NIS). Por meio do CAD Único as famílias podem ser selecionadas para programas e/ou benefícios sociais dos governos federal, estaduais e municipais.

A família deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único/Bolsa Família, localizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, na rua Padre João Bauer, n. 20, Centro de Aracruz ou procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo:

  • CRAS Vila do Riacho – Tel.: 3270-7431
  • CRAS Jacupemba – Tel.: 3270-7407
  • CRAS Guaraná – Tel.: 3270-7430
  • CRAS Itaputera – Tel.: 3270-7428
  • CRAS Morobá – Tel.: 3270-7439
  • CRAS Barra do Riacho – Tel.: 3270-7408
  • CRAS Santa Cruz – Tel.: 3270-7432
  • CRAS Indígena – Tel.: 9 9610-9447

Com informações da Prefeitura de Aracruz