Hospital de Baixo Guandu alerta que cuidados com saúde mental são acessíveis

Por Fabio Botacin

Até o final deste mês, o Hospital João dos Santos Neves (HJSN), localizado no município de Baixo Guandu, noroeste capixaba, realiza campanhas voltadas para a saúde mental – é a programação do Janeiro Branco, que usa a cor simbólica para lembrar a importância do tema.

Entre as atividades, haverá rodas de conversas, palestras, distribuição de informativos sobre a campanha e reuniões, os colaboradores são alertados para a importância dos cuidados necessários com a saúde mental e serem multiplicadores das informações.

Na programação houve uma palestra liderada pelo psicólogo hospitalar do HJSN, Rondinelli Queiroz Silva Daros. No bate-papo, os profissionais puderam entender a importância de cuidar da saúde mental, reconhecer os sintomas de doenças psicossomáticas.

“O intuito das ações é de oportunizar a construção de uma cultura de saúde mental, em que as pessoas possam criar espaços para o diálogo sobre este tema e levar informações a todos, pois, somente desta forma, é que conseguiremos desmistificar preconceitos em torno da saúde mental, que, muitas vezes, acabam impedindo as pessoas de buscarem tratamento adequado”, afirmou o psicólogo.

“Precisamos cuidar na nossa saúde emocional também. Vivemos diariamente momentos de estresse dentro de um hospital. Portanto, o cuidado com a saúde mental torna-se cada vez mais importante”, destacou.

De acordo o diretor geral do HJSN, Rafael Tartaglias Partelli, é importante ter a iniciativa de falar sobre a saúde mental, principalmente, por ainda existir o preconceito em relação ao assunto. “Precisamos desmistificar alguns pensamentos preconceituosos em relação a pessoas com transtorno mental. Essa situação acaba comprometendo a qualidade de vida e o cotidiano dessas pessoas. Por este motivo, decidimos realizar as ações no hospital, para que todos saibam que ao ter um sintoma, não tenha vergonha e busque ajuda profissional”, disse Rafael Partelli.

Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco teve início no Brasil em 2014, no Estado de Minas Gerais. Foi criada com o objetivo de conscientizar a respeito da saúde mental e ajudar na prevenção e no tratamento de doenças mentais. A campanha coloca o tema em evidência, incentivando a reflexão, discussão e o esclarecimento sobre o assunto, com o intuito de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental.

A cor branca foi escolhida, porque representa um quadro ou papel em branco, para escrever uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.