Hemocentro de Linhares terá programação especial nesta semana

Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 de junho, o Hemocentro Regional de Linhares vai promover uma semana com diversas atrações. A ação, que acontece a partir da próxima quarta-feira (13) e vai até sexta (15), contará com distribuição de brindes e música ao vivo.

Com esta iniciativa, o hemocentro visa homenagear os doadores voluntários e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, convidando as pessoas para se tornarem doadores regulares.

Para a diretora do Hemoes em Linhares, Renata Fonseca Vieira Merçon, esta ação tem papel importante na disseminação do hábito de doar. “Será importante esse evento para promover o hábito da doação voluntária de sangue à população, levando informação, conscientização e contribuição para a formação de futuros doadores”, explicou.

Renata fala que as doações caem em tempos de festas como Natal, Réveillon, Carnaval e durante as férias dos meses de janeiro e julho. “A média de atendimento que é de 30 doadores por dia cai para 15 durante as festas, e o estoque de hemocomponentes acaba ficando abaixo do nível adequado, principalmente em grupos sanguíneos RH negativo”, contou a diretora.

Aqueles que forem imunizados na campanha de vacinação contra a gripe, que foi estendida até o dia 15 de junho, só poderão doar sangue dois dias após ser vacinado.

Saiba mais

A unidade do Hemoes em Linhares foi fundada em 25 de novembro de 2003. Tem média de atendimento diário de 30 doadores, com capacidade de até 60 doadores por dia. A unidade produz em média 400 bolsas por mês.

O Hemocentro fica na Avenida João Felipe Calmon, nº 1.305, no centro de Linhares (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.