Greve: ônibus voltam a circular com frota reduzida na Grande Vitória

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES), retomou a greve dos ônibus nesta terça-feira (2). Os coletivos circularam normalmente apenas durante os dias 31 e 1º após uma determinação da Justiça.

O presidente do Sindirodoviários, Edson Bastos, garantiu que durante os horários de pico (6h às 9h e 17h às 20h) 70% dos ônibus vão rodar. Nos demais horários, apenas 50% da frota estará em circulação. De acordo com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), todas as linhas vão funcionar, porém o número de carros será reduzido.

A greve, iniciada no final de dezembro, não tem prazo para terminar.

Reajuste

Motoristas e cobradores de ônibus do Transcol e das linhas municipais de Vitória e Vila Velha pedem reajuste de 5% nos salários, além de outros benefícios no ticket refeição e plano de saúde. Porém, o sindicato patronal oferece reajuste de 1,83%.

Por nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) disse que não tem como atender o pedido dos trabalhadores. “Lamentamos a posição intransigente do sindicato dos trabalhadores, uma vez que eles estão cientes da atual situação do setor de transportes coletivos urbanos, exposta e eles nos nove encontros já realizados para tentativa de chegar a um consenso, mas insistem em requerer um ganho real absurdo, acima da inflação. Reiteramos que as empresas da Grande Vitória não têm condições de arcar com qualquer reajuste além de 1,83%, índice de inflação com base no INPC”.

Direto da Redação
Record News ES / Rede SIM