Festival Itaúnas & Sabores terá pratos tradicionais capixabas e cerveja artesanal

A vila de Itaúnas se prepara para receber a segunda edição do Festival Itaúnas & Sabores, que promete encher de cores e aromas os estabelecimentos gastronômicos do litoral norte capixaba. O evento acontece entre os dias 7 e 10 de setembro.

Desde sanduíches elaborados com preparos caseiros, como o vegano Berinburguer, até sofisticadas combinações da cozinha gourmet e a culinária tradicional estarão à disposição dos visitantes, acompanhados, para quem aprecia, das deliciosas cervejas artesanais locais.

Superando as expectativas, a adesão ao festival de 2017 foi imediata. “Até mesmo quem não está no ramo da alimentação resolveu investir no evento, como pousadas e farmácias, interessadas em promover o destino com o gancho da alta gastronomia”, avalia o presidente da Associação Empresarial e Turística da Vila de Itaúnas, Sérgio Grossi Fabrine.

“É um festival que a gente sempre quis e estamos apenas iniciando, pois este é o segundo. Eu não poderia ficar de fora, afinal de contas este é um sonho nosso e de onde virão o terceiro, o quarto e o décimo quinto, só melhorando” – comemora o chef de cozinha Itamar dos Santos Silva, que além de apresentar “Camarões ao ninho” no Restaurante Sapucaia, traz a harmonia das cervejas artesanais que levam o nome do seu estabelecimento.

“O ano passado foi maravilhoso e esse ano acho que vamos arrebentar mais ainda. Por isso decidi participar. É bom pra nossa Vila e pro povo que vem”, conta Pedrolina Falcão dos Santos, mestra da cozinha tradicional capixaba, que este ano vem com o prato “Nevadinho com polvo, palmito e camarão”.

Ela, assim como outros empreendedores da culinária em Itaúnas estão empolgados com o evento, que se mostra como mais uma grande opção de entretenimento para o turista que gosta da Vila.

Segundo Eduardo Destefani, organizador do Festival, acontecerão aulas-show de gastronomia na Praça Central, cozinha kids, roteiros turísticos envolvendo a Comunidade Quilombola do Angelim e as Dunas, tudo aberto ao público. “Depois o Festival continua até 30 de setembro com a programação nos restaurantes e bares da Vila de Itaúnas e, é claro, com todos os pratos participantes”, esclarece.

Como Chegar: Saindo de Vitória, siga pela BR 101 sentido norte – cerca de 3 a 4 horas de viagem. Entre à direita na Rodovia ES 421 sentido Conceição da Barra. Em seguida, vire à esquerda na ES 010 e siga por cerca de 20 km de estrada de chão até chegar à Vila.