Festa do Socol mostra a tradição italiana em Venda Nova do Imigrante

O fim de semana na Região Turística das Montanhas Capixabas terá a animação das tradições italianas. Neste sábado (06) e no domingo (07) acontece a 17ª Festa do Socol, na Comunidade de Alto Bananeiras, em Venda Nova do Imigrante.

No cardápio, muita polentinha com molho, porção de linguiça, queijo e polenta frita, vinho, e claro, socol – tradicional embutido de carne suína, de origem italiana. A programação do sábado (06) é noturna, e conta com show da banda Gang Brasil. Já no domingo (07), a programação começa cedo com missa, almoço, leilões e shows.

Todo ano, durante a Festa do Socol é realizado um concurso, no qual os participantes têm que acertar o tamanho da linguiça, que é preparada especialmente para o evento. Os concorrentes pagam entre R$ 2 e R$ 5 por palpite. Ganha quem acertar ou se aproximar mais do tamanho real da linguiça gigante.

O socol

Socol, embutido de carne suína, feito do lombo do porco, é uma receita de origem italiana e que se mantém viva pelas famílias de Venda Nova do Imigrante. O processo de produção do socol consiste em temperar a carne, curar e armazenar de forma artesanal por meses da mesma forma que os antepassados italianos faziam.

Conhecida como a capital nacional do agroturismo, Venda Nova do Imigrante oferece aos seus visitantes a opção de cotidiano da vida rural. As propriedades, algumas abertas a visitação, produzem queijos, licores, cachaça, socol e café. Na cidade há também lojas de agroturismo que fornecem informações sobre o segmento.

Assim como a maioria dos municípios da região serrana, Venda Nova foi colonizada por imigrantes italianos. O nome de Venda Nova surgiu porque antigamente havia uma pequena mercearia, que era chamada simplesmente de venda. Essa mercearia foi reformada e ficou conhecida como venda nova, dando nome ao local. Como a cidade foi colonizada por imigrantes, com a emancipação, em 1988, foi adotado o nome de Venda Nova do Imigrante para evitar confusão com outras localidades brasileiras de mesmo nome.

Direto da redação
Record News / Rede SIM
Com informações da Secom/ES