Festa de Santos Reis movimenta São Mateus neste fim de semana

As cores e os sons dos grupos de Reis de Boi ganham novamente o bairro Pedra D’Água, no município de São Mateus. A tradicional Festa de Santos Reis, que será realizada neste sábado (06) e domingo (07), contará com procissão, missa, gastronomia e apresentações musicais. A entrada é franca.

A chegada dos Ternos de Reis está programada para sábado, às 14h. Em seguida, às 19h30, acontece uma procissão e missa campal. As apresentações dos grupos começam às 20h30. No domingo, a programação continua com torneio de futebol, sorteios de prêmios e apresentação de capoeira.

O evento foi contemplado pelo Funcultura, por meio do Edital de Culturas Populares e Tradicionais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Folia de Reis

De origem europeia, essa comemoração de caráter religioso popular está ligada às festividades natalinas da igreja. Em terras brasileiras, a Folia de Reis ganhou força, sobretudo em pequenas cidades de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás.

No Estado, os municípios de Conceição da Barra, Itaúnas e São Mateus, especificamente na Região Norte capixaba, são os mais presentes, mas podem ser encontrados em diversas localidades do Espírito Santo.

Confira a programação completa:

06/01 – (Sábado)
14h – Chegada dos Grupos de Reis e Apresentação dos grupos convidados
19h – Procissão acompanhada pelos grupos de Reis e Comunidade
19h30 – Missa e celebração da Comunidade Padre Ezequiel
20h30 – Apresentação dos Grupos de Reis de Bois
23h –  apresentação musical de Didiu e Cia

07/01 – (Domingo)
08h- torneios de futebol, sorteio de prêmios e apresentação de Capoeira

Com informações da Secult