Festa da Penha: milhares de pessoas participam da Romaria dos Homens

Virgem da Penha, Minha Alegria”. Foi com essa motivação que uma multidão de cerca de 700 mil romeiros foi às ruas, rezando e cantando o tempo todo, para homenagear Nossa Senhora da Penha na maior manifestação religiosa do Estado do Espírito Santo.

Com esta Romaria dos Homens, neste sábado (07), 60 anos se passaram desde que passou a ser noturna. Hoje, só no título é para homens, pois participam mulheres, crianças, enfim, todos os ‘fiéis da Penha’.

São 14 quilômetros, entre as cidades de Vitória, a capital, e Vila Velha, onde está o Convento da Penha. Quase meia-noite ainda havia romeiros chegando no Parque da Prainha, enquanto Dom Luiz Mancilha presidia a Celebração Eucarística, encerrando esta grande manifestação do Oitavário. A Missa foi concelebrada por D. Rubens Sevilha, sacerdotes de todo o Estado e os frades do Convento da Penha e da Província da Imaculada Conceição.

As velas acesas, aos poucos, iluminam a noite como um “rio” de vagalumes. Hoje, a tecnologia dos celulares se juntam às velas para iluminar ainda mais a caminhada.

Uma multidão preferiu aguardar e garantir o lugar na Prainha para a Celebração Eucarística, que começou com a chegada da imagem à Prainha por volta das 23h30, quando teve início a Santa Missa presidida por Dom Luiz Mancilha Vilela e concelebrada pelos bispos auxiliares de Vitória, pelo Guardião e Definidor da Província da Imaculada Conceição, Frei Paulo Pereira, o Definidor Frei Gustavo Medella, sacerdotes de toda a Arquidiocese e do Estado.  Religiosos, seminaristas, autoridades civis e militares participaram da celebração que terminou por volta da 1 hora desta madrugada do domingo.

Foto: Divulgação / Convento da Penha
Foto: Divulgação / Convento da Penha

A Festa da Penha, a mais antiga festa mariana do Brasil, já é o terceiro maior evento mariano do país, atualmente reunindo mais de 1,5 milhão de devotos, que durante os nove dias da festa participam de cerca de 43 missas, além das Romarias. Neste domingo, às 16 horas, acontece a Romaria das Mulheres. Clique aqui e confira a programação completa!

Direto da Redação, com informações de Adwalter Antonio Carnielli – Convento da Penha
Record News ES / REDE SIM