Ex-prefeito de São Domingos do Norte é condenado por desvio na construção de usina de lixo

Após acusação do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) o ex-prefeito de São Domingos do Norte Venício Alves de Oliveira foi condenado em cinco anos e seis meses de prisão, pelo desvio e apropriação de recursos repassados ao município, durante sua gestão, pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para a construção de uma usina de lixo. A justiça determinou que ele cumpra a pena em regime semiaberto.

Também foram condenados por participação no esquema Izaías Miguel Schifler e Marcos Roberto Allochio, dono das empresas participantes da licitação.

Ambos tiveram a pena fixada em quatro anos e seis meses de prisão, também em regime semiaberto. Os três condenados poderão recorrer da decisão em liberdade.

De acordo com a acusação do Ministério Público, houve direcionamento na licitação que teve como vencedora a Construtora Fermat, que contratualmente era de propriedade do Marcos Roberto Allochio. Ele é acusado de ter atuado como um “laranja”.

A Fermant e a Construtora Schifler Ltda eram de propriedade de Izaías Miguel Schifler.

Apesar de somente 60% da construção da usina de lixo ter sido realizada, o então prefeito Venício de Oliveira atestou que ela havia sido integralmente construída. Sendo assim, a Funasa repassou R$ 144 mil à Prefeitura de São Domingos do Norte, montante que representava o valor integral da obra.

Direto da redação
Record News / Rede SIM
Com informações do Ministério Público Federal/ES