Estudante do Ifes Guarapari é candidato ao Parlamento Juvenil do Mercosul

O estudante Márcio Fabrício Falcão de Paula Filho, aluno do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, Campus Guarapari, é candidato a representar o Espírito Santo no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).

As eleições acontecem a partir do próximo domingo (30) e vão até o dia 5 de novembro, pelo site http://pjm.mec.gov.br/. Qualquer pessoa pode votar, basta realizar um cadastro.

O projeto apresentado pelo aluno, que concorre à vaga com outros três estudantes capixabas, visa a construção de um conselho juvenil da educação nas câmaras municipais.

O objetivo do programa é estimular o aprendizado dos jovens acerca dos assuntos e cargos políticos, e também oportunizar a participação jovem nas decisões em seus municípios, por meio da criação de um projeto de lei de iniciativa popular.

A tarefa dos escolhidos para representar o Brasil no PJM será criar um documento que aborde o tema: O Ensino Médio que Queremos. A elaboração será em conjunto com os representantes dos outros países-membros do Mercosul: Argentina, Uruguai e Paraguai, juntamente com os jovens dos países associados ao bloco, Bolívia e Colômbia.

PJM – O projeto de protagonismo juvenil para estudantes do ensino médio surgiu dentro do setor educacional do Mercosul e em cada edição (2010, 2012 e 2014), foram selecionados 27 estudantes brasileiros. O projeto prevê mandato de dois anos e está iniciando sua quarta edição (2016-2018) para exercício de voz na tomada de decisões coletivas.

Os jovens do PJM concentram as reflexões que fazem sobre cinco eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.

Esses temas foram selecionados tendo em vista que se trata de direitos que são reconhecidos nos países, tanto em normativas nacionais específicas como em legislações internacionais às quais se sujeitam os estados que integram o projeto.

Direto da redação
Record News Espírito Santo/Rede SIM Sat