Após fortes chuvas Defesa Civil alerta para risco de deslizamento de terra em Vitória

O município de Vitória registrou nas últimas 96 horas, um volume acumulado de 158 milímetros de chuva, segundo dados dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A quantidade representa  mais do que o dobro previsto para o mês de maio, que era de 70 milímetros.

Diante desse cenário, a Defesa Civil de Vitória alerta a população para o risco de deslizamentos de terra ou rolamentos de blocos rochosos, já que as encostas encontram-se com o solo encharcado, aumentando o risco de ocorrências.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno Rocha, orienta que em caso de acidentes desse tipo, a população se afasta dos locais. “Ficar próximo ao local não é aconselhável, pois a área pode sofrer novos desabamentos. Só fique perto da área se for capaz de prestar socorro”, orientou

Ocorrências

Devido ao período de chuva constante na Grande Vitória, de terça (23) para quarta-feira (24), aconteceu um deslizamento de um muro na avenida Santo Antônio, nº 40, na Vila Rubim, sem vítimas. O local fica atrás de um posto de combustíveis e próximo à rodoviária. A Defesa Civil Municipal fez uma interdição parcial do local com o objetivo de garantir a segurança das pessoas e continuará monitorando a situação.

No bairro Gurigica, um deslizamento de terra acabou atingindo o muro de uma casa, na madrugada de segunda (22) para terça-feira (23). A Defesa Civil interditou a residência atingida e um sobrado de dois pavimentos, além de isolar a área. Os moradores foram encaminhados para casa de parentes.

Na manhã desta terça (23), a equipe da Defesa Civil voltou ao local com uma geóloga e manteve a interdição do imóvel de baixo que foi atingido. Já o de cima sofreu uma interdição parcial. Além disso, foi colocada uma lona no local para evitar nova infiltração no solo.

Em períodos de chuvas intensas e em caso de risco de deslizamentos, desabamentos ou rolamentos de blocos, a população Defesa Civil faz alguns alertas:

– Em caso de risco, o cidadão deve sair de casa e buscar um lugar seguro na casa de parentes;
– Não retornar ao local de deslizamento sem que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno
-Desligar a chave de luz do local que desabou;
– A entrada de crianças deve ser evitada;
– A área deve ser evacuada;
– O local atingido deve ser abandonado com rapidez, mas sem correrias. Ninguém deve se preocupar em levar objetos consigo;

A população pode acionar a Defesa Civil de Vitória através dos telefones (27) 3382-6168 e 3382-6167. O órgão possui uma equipe que atende 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados através do número (27) 9.8818-4432. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo número 193.

Direto da redação
Record News / Rede SIM
Com informações da PMV