Defensoria Pública do Estado vai realizar semana da saúde mental

A Semana da Saúde Mental será realizada pelo Núcleo Cível da Defensoria Pública Estadual (DPE), entre os dias 6, 9 e 11 deste mês, no auditório Araceli, localizado no Núcleo de Atendimento de Vila Velha, situado na Avenida Saturnino Rangel Mauro, 1479, na Praia de Itaparica.

O evento contará com exposição artística de pessoas assistidas pela rede de saúde e a participação especial de um escritor que descobriu que era esquizofrênico aos 32 anos e já está prestes a lançar um segundo livro sobre o transtorno. Seminários, exposição de trabalhos artísticos de pacientes de CAPS’s e até uma edição especial do Cine Defensoria estão na programação.

O escritor e usuário da rede de saúde mental de Vila Velha, Daildo Magalhães, que descobriu que era esquizofrênico aos 32 anos de idade, também será um dos palestrantes. Hoje, com 46 anos, já está finalizando seu segundo título “20.9. Venho dizer que venci”, em que fala mais profundamente sobre o transtorno mental e revela como vem lidando com a situação. Sua palestra acontecerá na segunda-feira, segundo dia do evento.

De acordo a Defensora Pública Geana Cruz de Assis Silva, o evento faz parte do projeto “Integração e Inclusão” que tem como objetivo integrar a Defensoria à rede de atendimento à pessoa com transtorno mental e deficiência intelectual de Vila Velha.

“Um dos nossos objetivos é mostrar que as pessoas com transtornos mentais podem viver com qualidade de vida, se devidamente assistidas. Podem trabalhar, podem criar, podem ter esperança e também podem ser felizes”, explica a Doutora Geana.

Exposição de arte

Aquele que prestigiar o evento poderá apreciar diversas criações de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vila Velha. Atualmente, as obras já estão sendo produzidas pelos pacientes, entre elas, mosaicos e velas decorativas.

Participarão do evento, além de familiares e assistidos, diversos profissionais que atuam na rede municipal de saúde que vão palestrar sobre saúde mental. Também será construído um Fórum, reunindo pais, pacientes e profissionais de saúde, a fim de criar um espaço de comunicação e troca de experiências e discutir inovações nos serviços já ofertados, um lugar para apresentar um balanço das ações, avanços e desafios.

Cine Defensoria Especial

No último dia, uma edição especial do Cine Defensoria vai exibir o filme “Nise, o coração da loucura”, de 2015, que retrata a história da médica Nise de Silveira que volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento de esquizofrênicos. A edição será direcionada aos usuários da rede de atendimento à saúde mental do município, para que possam desfrutar de um momento de lazer e integração em grupo.

Direto da Redação, com informações da Assessoria de Comunicação da DPES 
Record News ES | Rede Sim