Começa hoje campanha enfrentamento ao abuso sexual contra crianças

A 15ª Campanha Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, começou nessa segunda-feira (8), na Câmara Municipal de Colatina, com a apresentação pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Paefi (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos).

No período da Campanha, que vai até o dia 19, haverá uma extensa programação com capacitações nas áreas educacional e de saúde e na rede socioassistencial, e também divulgação nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), em diversos órgãos e junto à população, com o objetivo de mobilizar toda a sociedade em torno do assunto.

No dia 18, o Dia “D” terá uma grande mobilização no calçadão da Rua Geraldo Pereira, das 8 às 12 horas, para a divulgação da Campanha com a distribuição de informativos ao público e ações como pintura no rosto, pipoca, algodão doce e água.

Disque 100

O dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído como marco nacional da luta contra qualquer forma de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, em homenagem à menina capixaba Araceli Cabrera Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória, cujos agressores jamais foram punidos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, determina que “é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da crianças e do adolescente”, cabendo a toda a sociedade os cuidados com a infância e o sadio e seguro desenvolvimento deles.

Entretanto, durante o ano todo é feito no município um trabalho de conscientização e mobilização sobre a questão, fomentando a integração e a articulação da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, e que estimulem as denúncias que devem ser feitas pelo Disque 100 e em outros órgãos municipais, que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos. No Creas/Paefi, os contatos são 3721-1357 ou 9 9760-8055.

Fonte: Prefeitura de Colatina