Com chuva, Vitória dá boas-vindas ao ano de 2018 com show de luzes e cores

Vitória recebeu a chegada de 2018 com um show de luzes e cores que surpreendeu a quem assistiu a queima de fogos na orla de Camburi e na prainha de Santo Antônio. A forte chuva que caiu até momentos antes da meia noite não impediu que uma multidão fosse passar a virada de ano no balneário e curtir as atrações musicais e o espetáculo de fogos.

Segundo a prefeitura, cerca de 200 mil pessoas, entre turistas e moradores, curtiram os sete minutos de queima de fogos em Jardim Camburi, que, pela primeira vez, teve uma balsa na altura do módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), e de Jardim da Penha e Mata da Praia em outra duas balsas. O público também pode conferir a queima de fogos, com quatro minutos de duração, na prainha de Santo Antônio.

Para animar a festa da virada, a banda Evidence foi a atração musical no palco montado na praia de Camburi. Já em Santo Antônio, na praça Stela Loureiro Coimbra, a diversão ficou por conta das bandas Aerosom e Chopp Samba. Os shows começaram às 21h e foram até a 1h nos dois pontos.

Adriano Silva do Nascimento, residente em Maria Ortiz, estava com familiares e vizinhos, no total de 15 pessoas, ocupando uma das tendas montada na areia de Camburi. Ele completou 41 anos no dia 31 de dezembro e escolheu a praia e toda a festa do réveillon para ser palco de sua comemoração de aniversário. “Juntei a família, amigos e vizinhos e viemos para cá ver esta encantadora festa e, ao mesmo tempo, comemorar o meu aniversário”, disse, afirmando que este foi um dos melhores eventos.

Assim como Adriano que gostou do evento, o vendedor Douglas Silva Paula, mineiro da cidade de Manhuaçu, estava com a esposa e filhas participando pela primeira vez do réveillon de Camburi. Ele ficou surpreso com que viu. “Sempre ouvi dizer que era uma festa muito bonita, mas não imaginava algo tão grandioso como o que estou vendo”, ressaltou.

Fogos

Este ano, a novidade que iluminou os céus de Vitória neste novo ano foi em forma de paraquedas, que ao ser impulsionado formou uma figura que lembrava o equipamento e ia caindo até a água; e bomba aquática, que saiu da balsa em direção á água e depois ganhou o céu estourando em pontos de luz. Outras novidades apresentadas este ano também foram os fogos “bomba-torta”, que explodiram em formatos dos desenhos de “v”, “w”, e “z”, além de bombas com efeitos cauda dourada tripla, com pérolas coloridas, leques com vasos dourados e pontos azuis e explosão dourada.

Quiosques

Os moradores e turistas que foram para a praia de Camburi contaram este ano com os quiosques funcionando com o Festival Gastronômico de Verão, reunindo bares e restaurantes premiados do “Roda de Boteco”, com pratos da culinária local, de botequim, brasileira e frutos do mar.

O comerciante João Luiz Mendes, 41 anos, proprietário de um dos mais tradicionais bares de Vitória, o Bar do João, é um dos que participa do festival gastronômico no quiosque 5 e teve a casa lotada neste réveillon. Das 160 vagas disponibilizadas, nenhuma ficou desocupada. “Com certeza este foi um dos melhores réveillons dos últimos anos aqui de Camburi. Impecável em tudo, principalmente na organização”, enfatizou.

Proprietário de um laboratório de análises clinicas na cidade serrana de Afonso Cláudio, Márcio Rosa Santos, 36 anos, já conhecia o réveillon de Camburi e veio com amigos e familiares conferir as novidades da festa da virada deste ano. Márcio afirmou que gostou das mudanças que foram implantadas pela administração municipal para a festa de réveillon e demais períodos do ano.

“Trazer a Roda de Botecos para os quiosques foi uma grande ideia, assim como também a quantidade de banheiros que foram disponibilizados melhorou muito para os visitantes este ano. A segurança também está de parabéns, pois é vista em todos os pontos da orla da praia”, destacou.

Fernanda Ahmert, que acompanhava o grupo de Afonso Cláudio, participava do réveillon em Vitória pelo sexto ano consecutivo e gostou do que viu. “As mudanças foram visíveis e para melhor. Com certeza estarei de volta no próximo ano”, afirmou.

Segurança

Agentes de Trânsito da Guarda Civil Municipal estavam dispostos em diferentes pontos de Camburi para orientar o fluxo de veículos e informar aos motoristas as rotas alternativas. A Guarda Civil escalou 46 agentes de Proteção Comunitária para atuar na orla e 10 homens para a prainha de Santo Antônio. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também estavam presentes com viaturas e efetivos de prontidão.

Para garantir o conforto e comodidade de moradores locais e turistas, a Prefeitura de Vitória providenciou a instalação 166 banheiros químicos, que foram instalados em diversos pontos da orla de Camburi pra facilitar o acesso de todos. Na Prainha de Santo Antônio, foram 14 unidades. Um total de 220 tendas foram reservadas para este réveillon na orla.

Dados estatístico do Observatório do Turismo da Prefeitura de Vitória apontam que uma pesquisa feita junto à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado (ABIH-ES), que a ocupação hoteleira chegou a 100%, com todos os 6,5 mil leitos dos hotéis da cidade utilizados.
Fonte: Prefeitura de Vitória